Poder e Cotidiano em Sergipe
Pai poderá usufruir licença-maternidade 10 de Abril 15H:01
PODER

Pai poderá usufruir licença-maternidade

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal reúne-se amanhã para analisar uma pauta de 16 itens. Entre eles, projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que estende ao pai o direito de usufruir o período restante da licença-maternidade, caso a mãe não possa fazê-lo, em razão de incapacidade psíquica ou física (PLS 442/2017).

A relatora da proposta é a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP). Ela lembra que pelo texto atual da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) esse direito já é concedido aos pais nos casos em que a genitora morre.

O texto a ser votado determina que o período de licença concedido ao pai também não poderá ser inferior a 30 dias.

E, em casos de morte ou incapacidade física ou psíquica da mãe que não for empregada ou segurada da Previdência Social, nos 120 dias seguintes ao parto, o companheiro também terá direito ao período de licença-maternidade remanescente.

O projeto prevê ainda que o empregado informe os fatos ao empregador, assim que possível, e apresente atestado médico ou certidão de óbito conforme o caso, além de informar o período de licença já gozado pela mãe.

O direito à licença-maternidade também deverá estender-se ao empregado que, na qualidade de cônjuge ou colateral, obtiver a guarda judicial de recém-nascido ou de menor por adoção.

*Com informações da Agência Senado

Foto: Agência Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.