Poder e Cotidiano em Sergipe
Orlando Rochadel é sabatinado para compor Conselho Nacional do Ministério Público 17 de Junho 16H:51

Orlando Rochadel é sabatinado para compor Conselho Nacional do Ministério Público

O promotor de Justiça Orlando Rochadel Moreira teve o seu nome aprovado para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) foi designado para apresentar o relatório pela aprovação do promotor sergipano.


 
Para compor o CNMP, o indicado deve possuir mais de 35 anos de idade e dez anos de carreira. Os nomes são escolhidos em reunião conjunta dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados, sendo nomeados pela presidente da República após aprovação pelo Senado Federal. Rochadel foi indicado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União realizada em audiência realizada em abril deste ano.
 
Entre os candidatos, Rochadel se destacou pelo seu vasto e respeitado curriculo. Formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ingressou no Ministério Público do Estado de Sergipe em 1997 para exercer o cargo de 1º Promotor de Justiça Especial Criminal na Comarca de Aracaju, dentre diversos cargos exercidos. “Temos um nome respeitado e de vasto conhecimento do direito público”, disse Eduardo.

 
O senador Eduardo destacou, ainda, que o indicado é autor do livro “Políticas Públicas e Direito à Educação”, Editora Fórum, 2007. Além disso, foi palestrante em diversos eventos e professor de Direito Administrativo de pós-graduação em instituições públicas, como a UFS e a Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe.


Das dez indicações, seis referiam-se à recondução de conselheiros já em atividade. Tratam-se dos advogados Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho, Walter de Agra Júnior e Esdras Dantas de Souza; dos promotores de justiça Cláudio Henrique Portela do Rego e Marcelo Ferra de Carvalho; e do procurador da República Fábio George Cruz da Nóbrega.
 

Foram sabatinamos o subprocurador-geral do Trabalho Otávio Brito Lopes; os promotores de justiça Orlando Rochadel Moreira e Fábio Bastos Stica e o juiz Sérgio Ricardo de Souza, todos indicados para um primeiro mandato no CNMP. Os indicados terão seus nomes avaliados no Plenário do Senado, para assim, compor a CNMP. 


Da Assessoria / Eduardo Amorim

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.