Poder e Cotidiano em Sergipe
Órgãos municipais intensificam ações de preparação para o período de chuvas 24 de Janeiro 11H:57
SERVIÇO

Órgãos municipais intensificam ações de preparação para o período de chuvas

Os órgãos municipais que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju já estão atuando preventivamente para minimizar as consequências das próximas chuvas. O objetivo é o de preparar a cidade para o período chuvoso e minimizar o máximo possível os riscos à população.

Um desses órgãos é a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que, dentro das ações do Plano de Contingência, atua preventiva e intensivamente na limpeza de canais e de bocas de lobo, auxiliando, inclusive, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) nessa tarefa.

“A gente tem trabalhado muito nesse aspecto, porque os canais dão fluidez às águas pluviais. A ideia é de que, até março, a gente dê uma repassada em quase todos os canais de Aracaju”, ressalta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Ao todo, 67 canais, de pequeno, médio e grande porte, cortam Aracaju. E todos estão sendo limpos. “São três tipos de limpeza, a manual, feita pelo próprio funcionário, é a mais simples; a limpeza pelo método de barragem é para os canais revestidos e barra a água, deixando o canal seco e pronto para que os resíduos sejam retirados”, explica.

O terceiro tipo é a mecanizada, feita por máquinas. Sete equipes da Empresa Municipal se dividem para realizar os três tipos de operação, sendo três para a limpeza manual; dois para a de barragem e outros dois para a mecanizada. O presidente da Emsurb lembra que todas são realizadas constantemente. “Isso é feito sempre, mas, nesse período, fica mais efetivo”, ressalta.

As áreas de risco recebem ainda mais atenção por parte das equipes, como o canal da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, no Jardins, o da avenida Airton Teles e o canal da avenida Anísio Azevedo. “Já foi comprovado, principalmente nas chuvas do ano passado, que com os canais e as bocas de lobo limpos, com esse trabalho preventivo feito pelos diversos órgãos da Prefeitura, que a gente consegue minimizar os transtornos que poderiam acontecer”, assegura.

Monitoramento
A Emurb mantém, em média, 100 operários, distribuídos em equipes, realizando serviços focados na rede de drenagem pluvial, a exemplo de limpeza e substituição de manilhas subterrâneas, limpeza das galerias, ampliação e complementação do sistema de micro e macrodrenagem, atendendo, diariamente, entre 10 a 15 bairros.

Só na Zona de Expansão, pela complexidade do território e em virtude da descontinuidade das ocupações urbanas e a preservação da vegetação nativa ainda existente, a Emurb atua interligando os canais naturais existentes na área. Isso impede maiores transtornos, não causa prejuízo ao nicho ecológico e harmoniza a coexistência dos núcleos residenciais com a flora original.

“Essas atividades têm colaborado para diminuir sensivelmente os pontos de alagamentos, inundações e equilibrado o tempo de permanência das lâminas de água na superfície das ruas. Até mesmo em locais com histórico de intercorrências provocadas pela densidade pluviométrica, nos últimos anos, o trabalho preventivo conseguiu ter resultados substanciais, comparando aos transtornos de outros anos”, destaca o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

Também integrante do Comitê de Gerenciamento de Crise, a Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdec), que abarca a Defesa Civil do município, garante essa prevenção, principalmente, com o monitoramento das áreas de risco.

“A gente faz visitas constantes, faz sobrevoo com drones para verificar a situação. Além disso, instalamos um alerta no Largo da Aparecida para os casos de cheias do rio Poxim Mirim e também acompanhamos os sites e institutos que fazem a previsão do tempo. É um trabalho ininterrupto, na verdade, que se intensifica nesse período”, revela o secretário municipal da pasta, Luís Fernando Almeida.

De acordo com ele, a Defesa Civil de Aracaju emite alertas preventivos, como aconteceu na última semana, com a previsão de chuvas para Aracaju, e também atua com os Núcleos de Defesa Civil da Comunidade (Nudecs). “Desse modo, a cidade se prepara cada vez mais para o período chuvoso”, garante Luís Fernando.

Segundo o secretário, os membros dos Nudecs são fundamentais nessa ação preventiva. “Eles atuam na mobilização e na conscientização dos moradores do seu bairro e têm sido de grande valia essa parceria voluntária, em que a gente entre com todo o conhecimento técnico a respeito das questões de patologia de imóveis, de geologia do solo, dos rios e eles auxiliam os vizinhos a melhor enfrentar esse problema”, completa.

Esse trabalho tem uma intensificação nas áreas de risco. “A Defesa Civil dá prioridade aos locais de risco, à vida e à economicidade das pessoas, por isso as mais sofríveis são o nosso foco”, reitera. Hoje, essas áreas de risco são a região do Jabotiana, com relação a enchentes e ao transbordamento do rio, assim como uma parte do Bugio; e os bairros Cidade Nova, América e Coqueiral na parte de deslizamentos de terras”, esclarece.

Prevenção X Reparação
Todos os dirigentes concordam que esse trabalho preventivo, além de preparar a cidade, evita não apenas grandes transtornos, mas também um alto custo com a recuperação no pós-chuva. “O investimento em prevenção é bem mais interessante”, confirma Luiz Roberto Dantas, da Emsurb.

Isso porque, segundo ele, o custo da prevenção em relação aos benefícios é insignificante. “Com o trabalho preventivo, conseguimos não só preservar móveis e imóveis, mas também minimizamos os riscos e as vítimas, protegendo a vida humana principalmente. Então, o custo é pequeno diante da grandeza do benefício da população”, reforça.

Luís Fernando Almeida, da Semdec, concorda. “Quanto mais se age na prevenção, e isso é comprovado em todas as áreas, menos se gasta na correção, na reconstrução. Para se ter uma ideia, somente a questão da limpeza de canais tem ajudado de forma fantástica a prevenir os transtornos, tanto que, depois que essa ação começou, houve apenas um transbordamento de canal”, ressalta o secretário.

Para ele, essa é uma grande demonstração da capacidade de resiliência da cidade e da visão de prevenção que tem a Prefeitura de Aracaju como um todo. “O que tem melhorado muito a resposta nesses momentos mais difíceis”, reitera.

Para completar esse trabalho de prevenção, Luís Fernando chama a atenção para a importância de cadastrar o telefone para receber os alertas da Defesa Civil Municipal. “Porque toda vez que tiver uma ocorrência de chuva ou vento forte, que a Defesa Civil emitir um alerta, você vai receber”, diz ele.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o destinatário 40199 e, no corpo do texto, o seu e-mail. Hoje, já são mais de 21 mil pessoas que recebem o SMS da Defesa Civil e, assim como os órgãos municipais, também podem atuar preventivamente em suas residências.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Foto: Felipe Goettenauer

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.