Poder e Cotidiano em Sergipe
Operação Comércio Seguro 2015 empregará cerca de 180 PMs por dia 13 de Novembro 5H:03

Operação Comércio Seguro 2015 empregará cerca de 180 PMs por dia

Com o objetivo de garantir a tranquilidade de comerciantes e clientes durante as compras de final de ano, a Polícia Militar de Sergipe realiza, entre os dias 16 de novembro e 16 de janeiro, mais uma edição da Operação Comércio Seguro.


O planejamento foi divulgado na manhã dessa quarta-feira, 11, na sede da Câmara de Diretores Lojistas de Aracaju, com a presença de membros da CDL, empresários, jornalistas e policiais militares.

 
Os detalhes da operação foram apresentados pelo comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom), tenente-coronel Vivaldy, coordenador geral da ação.


De acordo com o oficial, no referido período, o centro comercial de Aracaju, bem como os bairros Siqueira Campos e Treze de Julho recebem o incremento do policiamento ostensivo a pé, montado e motorizado, através do 8º Batalhão, unidades administrativas e especializadas da PM.
 
 
Nos meses de novembro e janeiro, as ações acontecem em dois turnos: manhã e tarde. Já ao longo do mês de dezembro, quando se intensifica o fluxo de pessoas e valores em circulação, o policiamento se estende, também, para o turno da noite, contemplando os finais de semana e feriados.


“Empregaremos um efetivo de 90 policiais militares a cada turno, sendo 40 no Centro de Aracaju, 20 no Siqueira Campos e 30 na Treze de Julho. Isso significa um reforço de 78 PMs em relação ao policiamento ordinário nos meses convencionais”, salientou o tenente-coronel Vivaldy.


Dentre as ações preventivas previstas pela operação estão a realização de abordagens a pessoas e veículos, visando coibir a prática de furtos, roubos, tráfico de drogas e porte ilegal de armas, bem como a ativação do sistema de monitoramento através do ônibus do programa “Crack é possível vencer”.
 

“O veículo irá operar no calçadão do centro da cidade, com uma equipe fazendo o monitoramento das imagens captadas por câmeras de longo e médio alcance, situadas em pontos estratégicos da área comercial, para, em conjunto com as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em tempo real, facilitar a identificação de situações suspeitas e garantir o pronto atendimento por meio do repasse da informação à equipe que estiver mais próxima do local do fato”, explicou Vivaldy.
 
 
Para a execução do plano de atividades elaborado em consonância com as diretrizes do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), a Operação Comércio Seguro contará com o empenho do efetivo de unidades operacionais e administrativas da Corporação.


 
Participam das ações, além de policiais do 8º Batalhão, militares lotados no CPMC; 1º e 5º Batalhões de Polícia Comunitária, Companhia de Comando e Serviço (CCSv), 4ª e 5ª Seções do Estado Maior Geral (PM-4 e PM-5), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).


Fonte: PMSE
Foto: André Moreira/Equipe JC

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.