Poder e Cotidiano em Sergipe
OAB explica como fica o IPTU após decisão que revogou aumento 22 de Março 6H:52
PODER

OAB explica como fica o IPTU após decisão que revogou aumento

Após a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe que julgou a procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI ajuizada pela Procuradoria Geral de Justiça em face do Município de Aracaju com referência ao aumento do IPTU, a OAB explica o que foi decidido e como será daqui para frente.

"Ao julgar procedente a ação direta de inconstitucionalidade proposta pela OAB, declarou inconstitucional a lei municipal de 2014 e também declarou a ineficácia prática da lei de 2016 sancionada pelo atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira", explica o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.

De acordo com o presidente da OAB/SE, todos os fundamentos jurídicos foram acolhidos pelo TJ/SE. "Primeiro, na preliminar que a ação não perdeu o objeto, até porque a lei sancionada por Edvaldo Nogueira não revogou a lei de 2014, portanto a inconstitucionalidade, a essência que resultou no aumento exorbitante de 2014 continuava em vigor", disse.

Por último, Henri Clay explica como ficará o IPTU para o próximo ano. "A lei de 2016, sancionada pelo atual prefeito, ao invés de revogar, em verdade a lei se respalda, endossa a lei de 2014. Uma vez declarada inconstitucional ela perde o seu efeito prático, então agora se não houver um novo projeto de lei esse ano, na prática, o IPTU do próximo ano será com as bases estabelecidas na lei da década de 90, anterior a 2014", finalizou.

Foto: Ascom OAB/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.