Poder e Cotidiano em Sergipe
23 de Março 8H:29
PODER

"O rei Felipe XIV já morreu. Edvaldo não é o legislativo, muito menos a lei", diz Isac

Esta semana, o vereador Isac Silveira (PCdoB) foi surpreendido com a informação do parlamentar Elber Batalha (PSB), de que o Projeto de Lei 100/2017 que prevê a recuperação de rios, afluentes e canais de Aracaju, discutido, aprovado em plenário, e sancionada a Lei 4.937, teve seus efeitos suspensos.

No mês de janeiro, a Procuradoria Geral do Município entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de Sergipe.

Com votação unânime a vigência da lei foi suspensa. Desta maneira, de acordo com Isac, mais uma vez, a cidade está sendo jogada à sua própria destruição, com poluição por todos os lados.

A indignação do vereador, foi porque, sequer, foi comunicado pela Câmara Municipal, ou pelo prefeito, de que haveria este julgamento.

Em Aracaju não há planos que defendam o tratamento de rios, canais e afluentes e beneficiem a população.

Mesmo diante da informação, o argumento utilizado pela Procuradoria da prefeitura foi de que a lei era inconstitucional e geraria gastos ao município. Em entrevista ao radialistas Marcio Andrey, da Aperipê News, Isac, rebateu o argumento.

A fonte para custear isso é do próprio imposto que há sobre o esgoto e que gera renda de até 90% em algumas regiões. Eu não entendo porque o prefeito Edvaldo Nogueira, vetou algo que ele não ia dispor de nenhum recurso. É muito preocupante quando alguém atenta contra a democracia. Aracaju é uma das cidades mais poluídas do Brasil, e sem nenhuma iniciativa do poder público. Qual o programa de recuperação de rios e afluentes que existe aqui? Nenhum. Enquanto isso, os mananciais estão sendo destruídos. E qual a ação da Deso? Da Prefeitura? Do Estado? Nenhuma. E agora vem querendo colocar nossa lei como sendo institucional? Isso não é governo”, desabafou Isac.

Ainda durante a entrevista, o vereador, falou sobre a falta de relacionamento e diálogo entre o parlamento e o executivo. Ele afirmou que o prefeito Edvaldo Nogueira precisa repensar sua forma de dialogar com os parlamentares, sob pena de haver rompimento entre a base aliada. Isac, ainda declarou que acredita que tempos difíceis podem estar bem próximos.

“Espero que não estejam brincando com os vereadores que foram eleitos para fiscalizar e legislar. Mas, eu digo: O rei Felipe XIV já morreu. Edvaldo não é o legislativo, muito menos a lei. O legislativo precisa ter independência. Eu não quero saber se sou ou não PCdoB, eu quero saber dos interesses da população de Aracaju. Estão brincando com os vereadores? Se o presidente desta casa, não resolver essa situação eu vou ajuizar uma ação contra a assessoria jurídica da CMA, e vou responsabilizá-los”, finalizou Isac.

*Com informações da Assessoria do parlamentar

Foto: Ascom/Câmara

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.