Poder e Cotidiano em Sergipe
O QUE ESPERAR DE 2015? 5 de Janeiro 20H:59

O QUE ESPERAR DE 2015?

Oswaldo Vilela - Publicitário e Jornalista

2015 começa cheio de novidades e fatos no cenário político nacional e local. A destacar, o discurso da presidente Dilma em sua posse para o seu segundo mandato e a composição do secretariado do Governo Jackson Barreto.
No discurso da presidente Dilma Rousseff, vários recados e encaminhamentos.

O reconhecimento dos avanços sociais propostos pelo modelo de governo popular, a colocação firme de dar continuidade às conquistas sociais para quem mais precisa do amparo do Governo, o reconhecimento do apoio popular e da militância dos partidos de esquerda decisivos para sua vitória, a noção do papel do Brasil no cenário político latino americano e mundial e da necessidade mais que urgente da reforma política são alguns dos principais pontos abordados em seu discurso. Nele, a presidente Dilma sinaliza claramente e de maneira inequívoca a linha, o tom e o caminho por onde pretende conduzir o seu segundo mandato.


Desta forma, se faz necessário que a militância petista e os simpatizantes em geral do Governo Dilma iniciem 2015 com uma boa reflexão, seguido de vários debates acerca do seu papel neste cenário que se apresenta e das diferenças nos conceitos do que é Governo e do que é Partido. Desde2003, houve, e é fato, uma deteriorização da construção de um projeto de partido em detrimento de um projeto de poder, visível e sentido por quem vive o dia a dia do Partido dos Trabalhadores, seja em nível nacional, seja em nível estadual. Partido e Governo precisam estar fortes e unidos, respeitando suas independências e posições. As consequências da confusão dos papéis dos dois está colocada para avaliação a muito tempo, aguardando pela leitura honesta e racional de seus devidos responsáveis, sob pena de assistirmos o contínuo enfraquecimento de um e de outro. Essas e outras reflexões devem, acredito, permear as rodas de conversa, as mesas de bar, e os bate-papos nos grupos de whattsapp da militância. Dentre as outras reflexões, destaco o papel da militância virtual na defesa dos governos progressistas e no combate às ações de uma mídia conservadora, reacionária e muito bem articulada. As redes sociais já provaram sua importância decisiva na disputa ideológica que está posta.


Para além disso, cabe ao Partido dos trabalhadores uma ampla e profunda inflexão. Chamar sua militância de base, movimentos sociais, sindicais e populares ao debate, ouvir muito e falar pouco, beber da sabedoria popular, do conhecimento de quem trava a luta cotidiana nas ruas. Buscar as respostas dos seus erros e equívocos e fazer as devidas correções de rumo. É o mínimo que se espera depois de tudo o que se viu na disputa eleitoral de 2014.


Trazendo a observação para o contexto local, 2015 inicia-se com o anúncio parcial dos nomes que comporão o primeiro escalão do Governo Jackson Barreto. O governador eleito sabe - e já reafirmou diversas vezes - da sua responsabilidade em seguir com os projetos e as propostas progressistas iniciadas no Governo Marcelo Déda, contudo, Jackson deve imprimir seu estilo, e ao imprimi-lo, marcar as diferenças de condução e visão político-administrativa que possui em relação ao seu antecessor. Essas diferenças devem ser encaradas com naturalidade e tranquilidade pelos partidos aliados, principalmente o PT. Da mesma forma, Jackson demonstra compreender e respeitar as diferenças e o momento pelo qual atravessa o PT em Sergipe. Sabe que não cabe interferir ou tomar lado. E, demonstrando respeito à institucionalidade como todo político democrata, dialoga com quem de direito, o presidente do partido.


Neste tocante, vale ressaltar uma faceta do jogo político praticado via imprensa. Sem novidades significativas para apresentar, a oposição vive de especular ações, falas e pensamentos das figuras políticas ligadas ao bloco governista, na esperança de enfraquecer relações e criar brechas. Contudo, Jackson e os políticos que comandam os partidos aliados parecem estar vacinados contra este tipo de jogada, e seguros dos caminhos a serem construídos.


Assim, cabe a todos nós, que acompanhamos o cotidiano político nacional e local, manter o olhar atento e fazer a análise da conjuntura política sem paixões, observando as movimentações, mantendo a construção política e a articulação na base, torcendo para que 2015 nos traga boas e positivas surpresas e alegrias.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.