Poder e Cotidiano em Sergipe
Número de casamentos em Sergipe cai pela metade 27 de Maio 10H:59
COTIDIANO | Por Max Augusto

Número de casamentos em Sergipe cai pela metade

A pandemia gerada pela Covid-19 atingiu em cheio os planos matrimoniais de muita gente. Em relação ao ano de 2019, o número de casamentos em Sergipe caiu pela metade. Fpram 3.084 cerimônias civis no ano passado, contra apenas 1.470 deste ano.

Os dados foram extraídos da consulta ao Sistema de Selo Digital do Tribunal de Justiça de Sergipe e repassados ao BLOG DO MAX com exclusividade pela Corregedoria Geral da Justiça.

No levantamento pode-se apurar que em todos os meses de 2020 houve queda no número casamentos, mas o declínio mais representativo se deu em abril, quando foram realizados apenas 52 uniões matrimoniais. No mesmo período do ano passado foram 623.

O número também foi bastante reduzido em maio, o tradicional mês das noivas. Até hoje foram 117 casamentos – quando no ano passado 852 uniões foram oficializadas.

Videoconferência
O ligeiro aumento no número de casamentos em maio (em relação ao mês anterior) se deve a uma novidade: a possibilidade da cerimônia ser realizada por videoconferência. Semanalmente, em diversos municípios, vários casais enamorados recorrem à novidade, para sacramentar seu convívio perante a lei.

O primeiro casamento por videoconferência em Sergipe aconteceu no município de Itabaianinha, no último dia 23 de abril, quando o Juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, celebrou a união entre os noivos João Paulo dos Santos e Karen Conrado.

A celebração foi transmitida ao vivo por uma rede social. Os noivos, que usaram máscaras durante toda a celebração, trocaram alianças, tiraram fotos, declararam a vontade em contrair o matrimônio e também receberam do Juiz Elizer Siqueira as felicitações. O casório, inédito na Justiça sergipana, obedeceu a todas as formalidades previstas no Código Civil, com publicidade dos atos, presença de testemunhas e principalmente toda a segurança para evitar contaminação pelo novo Coronavírus.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.