Poder e Cotidiano em Sergipe
Novas obras no Aeroporto de Aracaju serão iniciadas em abril 16 de Março 6H:27
COTIDIANO

Novas obras no Aeroporto de Aracaju serão iniciadas em abril

Ao lado do secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, o diretor-presidente da Aena Brasil, Fernando Santiago Yus, apresentou nesta terça-feira, 15, o segundo bloco de investimentos para o Aeroporto Internacional de Aracaju-Santa Maria, cujas obras iniciarão em abril e devem ser concluídas em junho de 2023.

 

O secretário Sales Neto enfatizou a importância da reforma ressaltando que é positivo todo investimento que venha trazer mais conforto ao passageiro que chega ao Aeroporto de Aracaju, que é uma das principais portas de entrada para o turista em Sergipe. “Essas obras de reforma e ampliação vão proporcionar mais conforto, além de modernizar o terminal que ficará no nível de tantos outros que vemos pelo Brasil afora. Então isso vai fazer com que o turista tenha uma imagem muito positiva do nosso estado”, destacou. Sales Neto também explicou que toda a obra empreendida vai melhorar a oferta comercial no aeroporto.

Fernando Santiago apontou os serviços que serão executados com foco no aumento da capacidade e da segurança, e readequação das áreas de acordo com a previsão de tráfego aéreo e a relação entre espaço - passageiro, a partir dos índices recomendados pela Anac. O executivo da Aena Brasil informou que os ambientes serão distribuídos segundo a necessidade de cada atividade operacional e os fluxos de processamento de passageiros, bagagens, cargas e malotes postais também foram redesenhados para garantir maior eficiência de ponta a ponta.

Sobre a reforma no Aeroporto de Aracaju
O maior destaque nessa obra é a ampliação e a reforma do terminal de passageiros que terá climatização total do prédio, e o uso dos dois pavimentos para atividades operacionais, sendo um andar para o embarque e outro para o desembarque. O terminal, que atualmente conta com 10,2 mil metros quadrados, vai ganhar mais 722 metros quadrados, portanto serão reformados 5,4 mil metros quadrados da edificação, assim como instaladas novas lojas, bares e restaurantes.

Novos equipamentos de inspeção de segurança também serão implantados, e com a duplicação dos pavimentos operacionais, todas as etapas do processamento de passageiros ganham mais espaço, segurança e conforto de acordo com a necessidade do terminal. Áreas de filas de check-in, de controle de imigração, de aduana, salas de embarque e desembarque, por exemplo, estão entre as beneficiadas. Os passageiros também vão ganhar totens de autocheck-in e balcões de controle de imigração.



O lado ar, área destinada à movimentação das aeronaves, ganhará novas posições de embarque e duas pontes de contato móveis (fingers), as primeiras do terminal, aumentando o conforto dos passageiros. O pátio vai ganhar novas posições para aeronaves, passando de quatro para seis; uma nova iluminação e será ampliado em 3,4 mil metros quadrados. As pistas de táxi e de pouso e decolagem irão ganhar também em relação à segurança operacional.

Presenças
Também estavam presentes o diretor de Operações e Infraestrutura e TIC da Aena Brasil, Raul Moya; o diretor de Relações Institucionais, Marcelo Bento; o diretor do Aeroporto de Aracaju, Wanderson Silva; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Carvalho; e o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.

Fotos: Ascom/Setur
*Com informações da AAN

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.