Poder e Cotidiano em Sergipe
Nordeste e Norte são as regiões com menos médicos por habitantes no Brasil, aponta estudo sobre demografia médica 1 de Março 20H:25
COTIDIANO

Nordeste e Norte são as regiões com menos médicos por habitantes no Brasil, aponta estudo sobre demografia médica

Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) defende distribuição mais igualitária de profissionais, melhor infraestrutura e valorização da classe

Com 57.667.842 habitantes e 111.223 médicos, o Nordeste possui uma razão de 1,93 profissionais da área por mil habitantes. Segundo dados da Demografia Médica no Brasil 2023, cujos resultados foram publicados no último dia 8 de março, a região só não perde para a região Norte, que tem 18.906.962 habitantes, 27.453 médicos e uma razão de 1,45 profissionais da área por mil habitantes, menor proporção de profissionais da área por mil habitantes. O Sudeste tem a maior razão de médicos por mil habitantes no País, com 2,95 profissionais da área por mil habitantes.

Os dados regionalizados contrastam com o aumento no número de médicos no Brasil. Ainda segundo o estudo, realizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), em pouco mais de 20 anos, o número de médicos mais que dobrou no país. Em janeiro deste ano, havia 562.229 médicos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), o que corresponde a uma taxa nacional de 2,6 médicos por mil habitantes. Nessa perspectiva, deverão ser mais de um milhão de médicos em 2035.

De acordo com o Dr. Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), o Brasil sofre com uma grande desigualdade na distribuição da população médica. Isso significa que, segundo o especialista, o volume não resolve o problema de saúde do Brasil. Além disso, a proporção de profissionais da área atuando em municípios pequenos e mais distantes dos grandes centros urbanos é ainda menor, contribuindo para a falta de acesso de parte da população a serviços básicos de saúde.

“Analisando o cenário, não é difícil constatar que a má distribuição de profissionais não resulta de um suposto desinteresse dos médicos, que até chegam a migrar para essas regiões. O grande problema é que acabam desistindo de atuar nessas cidades, onde notam a ausência de uma infraestrutura mínima: não há hospitais, postos de saúde, unidades especializadas, remédios, transporte. Não há o mínimo para atender com dignidade.”, aponta o presidente Anadem.

A proporção de médicos por mil habitantes também é desigual nos diferentes Estados da região Nordeste, ainda que o tamanho da população por Estado seja diversa. A razão entre profissionais da área por mil habitantes é de 2,81 na Paraíba, 2,23 em Pernambuco, 2,15, em Sergipe, 2,10 no Rio Grande do Norte, 1,89 no Ceará, 1,84 em Alagoas, 1,83 na Bahia, 1,81 no Piauí e 1,22 no Maranhão, que tem a menor proporção da região, embora tenha uma população maior que Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba.

Essas desigualdades relacionadas à demografia médica também se fazem presentes em recortes entre gêneros. O estudo mostra que as mulheres ganham, em média, R? 13 mil a menos que os homens, ainda que exista a estimativa que elas serão maioria daqui a apenas um ano, com 50,2% do total de profissionais. Em 2035, a expectativa é de que a porcentagem aumente para 56%. “Essa desigualdade na renda entre homens e mulheres também deve ser trazida à baila nas discussões com os órgãos competentes e autoridades. Se as mulheres possuem a mesma formação e obedecem aos mesmos trâmites burocráticos que os homens ao longo de sua trajetória profissional, não há explicação racional para que haja essa diferenciação salarial”, esclarece Canal.

A Anadem se coloca à disposição dos veículos de imprensa da região Nordeste para comentar os dados do estudo Demografia Médica no Brasil 2023, bem como sobre uma melhor infraestrutura para o trabalho médico e a valorização profissional.

Sobre a Anadem - Criada em 1998, a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) promove o debate sobre problemas relacionados ao exercício profissional da medicina. Por meio da análise de discussões relacionadas a esse tema, a Anadem apresenta soluções não só no campo jurídico, mas em todas as áreas de interesse do médico associado.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.