Poder e Cotidiano em Sergipe
Newsletter disponibilizada pela Prefeitura ajuda a qualificar debate na Câmara de Aracaju 29 de Março 11H:37
PODER | Por Max Augusto

Newsletter disponibilizada pela Prefeitura ajuda a qualificar debate na Câmara de Aracaju

Com o objetivo de proporcionar subsídios para qualificação do debate na Câmara Municipal (CMA), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), passou a encaminhar via e-mail aos 24 parlamentares que compõem a Casa legislativa uma newsletter, nomeada “Mandato”, com esclarecimentos e dados técnicos relativos à cidade.

A nova ferramenta de comunicação é um informe semanal, elaborado pela Secom, e encaminhado aos parlamentares na segunda-feira, um dia antes da primeira sessão ordinária da semana na CMA.

"A iniciativa de criar o produto Mandato se deu ao observarmos, por meio do acompanhamento diário da Câmara, uma certa ausência, em algumas situações, de informações nos debates. Por conta disso, fornecemos a eles dados técnicos, conjunturais, estatísticas, enfim, um conjunto de informações como material de apoio. Ele é enviado a todos os vereadores, sem distinções, trata-se de uma publicação imparcial”, explica o secretário da Comunicação Social de Aracaju, Carlos Cauê.

Com o envio das informações diretamente aos parlamentares, a gestão consegue também publicizar com maior efetividade suas ações, para que possam ser analisadas e averiguadas pelos parlamentares municipais.

“É preciso parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira e a Secom pela iniciativa. Eu acho que é um momento ímpar no relacionamento entre os poderes Legislativo e Executivo, no sentido de tornar mais transparente as ações da gestão e ampliar o debate sobre o que acontece na cidade. É um instrumento importante que tem sido bem executado”, aponta o presidente da CMA, Nitinho Vitale.

Os dados passados, apurados junto aos gestores responsáveis pelas diversas esferas do poder público municipal, subsidiam as interações entre os membros do parlamento da capital, permitindo uma troca enriquecedora tanto para a Prefeitura quanto para os representantes eleitos pelos cidadãos.

“O acesso a essas informações é fundamental, primeiro, porque aquela Casa é uma casa de interlocução entre a sociedade e o Executivo, portanto traz benefícios para a população que os parlamentares estejam municiados de dados corretos, inclusive para apresentar sugestões ou fazer críticas quando necessário. E no meu caso em particular, por exercer a liderança na situação, um canal dessa natureza tem importância redobrada", afirma o líder da bancada de situação na Câmara de Aracaju, vereador Professor Bittencourt.

A interlocução mais próxima com os vereadores é importante para que as informações, fundamentais para conhecer os desafios travados pela cidade, assim como os projetos para desenvolvimento da mesma, cheguem à base eleitoral desses homens e mulheres, democratizando o acesso às informações e ampliando as possibilidades de participação cívica efetiva no município

“Esta ação realizada pela gestão com o parlamento municipal é muito plausível. Reafirma o compromisso da Prefeitura em promover um trabalho de maneira transparente. Para nós, vereadores, receber essas informações com frequência nos ajuda a cumprir a nossa missão de fiscalizar a atuação da gestão. A iniciativa, sem dúvida, está de parabéns. Que o trabalho continue acontecendo em consonância para que juntos possamos atender às demandas prioritárias vindas da própria população, afinal, nós, vereadores, também cumprimos um papel muito importante nesse sentido, por estarmos em constante diálogo com os cidadãos aracajuanos”, ressalta o vereador Sargento Byron.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.