Poder e Cotidiano em Sergipe
Multas de trânsito terão alta de até 66% 10 de Maio 7H:15

Multas de trânsito terão alta de até 66%

A partir de novembro, as multas de trânsito serão reajustadas em até 66% e o motorista que for flagrado falando ou mexendo no celular será punido com uma infração gravíssima - e não mais média, como ocorre hoje.

 

Com isso, o valor da multa passará de R$ 85,13 (valor atual) para R$ 293,47 (valor já reajustado).

 

As mudanças, que endurecem as punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram sancionadas na semana passada pela presidente Dilma Rousseff (PT).



Análise
Para o engenheiro de transportes José Bento Ferreira, professor do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Unesp de Guaratinguetá, a penalização maior para quem usa celular é consequência do uso cada mais maior do aparelho, que comprovadamente distrai o motorista, no trânsito.

 

“O grande problema é que, infelizmente, em nossa cultura a multa deixou de ser educativa para ser um instrumento de arrecadação”, comenta ele. “A meu ver, o dinheiro de toda multa deveria ser integralmente revertido para medidas efetivas de educação no trânsito. E a gente não vê isso.”


De acordo com ele, o aumento das multas, de modo geral, é um reflexo dessa mentalidade da administração pública. “É claro que a punição deve existir, mas ao mesmo tempo não vemos nenhum esforço do governo em corrigir os motoristas e educar para resolver esses problemas”, diz o engenheiro.

 

Fonte: Unesp

Foto: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.