Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF orienta Município a decretar Situação de Emergência em Saúde Pública 3 de Novembro 16H:07

MPF orienta Município a decretar Situação de Emergência em Saúde Pública

O caos na saúde pública do Município de Aracaju está tomando grandes proporções, desassistindo o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisa de serviços básicos. Resultado disso: o fechamento dos 44 postos de saúde e das Unidades de Pronto Atendimento, o atendimento restrito de serviços especializados (a exemplo do Cemar) e a suspensão de serviços terceirizados de limpeza.

 

A consequência é a superlotação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), referência Estadual no atendimento de média e alta complexidade, que, há duas semanas, recebe todo esse público.

 

Após solicitar apoio ao Ministério Público Federal (MPF), por não suportar mais as demandas do Município, que estão excedendo a capacidade de resposta do Huse e do Samu, as gestões da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Hospitalar de Saúde reuniram-se na manhã de ontem, 02 de novembro, com o procurador da República, Ramiro Rockenbach. Na ocasião, esteve presente o secretário da Saúde do Município de Aracaju, Antônio Almeida.

 

Diante do cenário apresentado e da gravidade da situação, o MPF oficializará ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que, “desde já e até o final do seu mandado, garanta a continuidade das ações e serviços de saúde à população, tratando, inclusive, com a comissão de transição do próximo pleito. Caso não tenha condições financeiras ou de gestão para essa medida, o MPF orienta que decrete Situação de Emergência em Saúde Pública, sob pena de ser representado criminalmente por atos de improbidade administrativa, devido à assistência ocasionada à população”.

 

Ainda de acordo com o parecer do MPF, o órgão “oficiará ao responsável legal da empresa Multiserv para que retorne imediatamente a prestação de serviço sob pena, também, de ser representado criminalmente por atos de improbidade administrativa devido à desassistência à população”.

 

“O Governo do Estado, através da SES, está muito preocupado e fazendo a sua parte. Já tivemos o Plano de Contingência com a abertura da Tenda provisória para baixa complexidade na porta do PS do Huse, abrimos leitos no Hospital da Polícia Militar, no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, o serviço de tomografia no Hospital de Itabaiana, e suporte no Hospital Cirurgia. Esperamos que, com o retorno da Multiserv, os serviços da atenção básica e das UPAs reabram o mais rápido possível”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

 

Para a gestora Estadual, o suporte solicitado ao MPF foi um pedido de socorro. “O procurador Ramiro Rockenbach foi muito sensível aos nossos apelos e levará a decisão ao Ministério Público Estadual, que também está ciente da situação. Essa é uma soma de esforços. A saúde é tripartite e cada entre precisa cumprir com as suas responsabilidades. A saúde tem pressa e o povo não pode ficar desassistido”.

 

A superlotação do Huse está comprometendo os trabalhos, desgastando as equipes e prejudicando todo planejamento de abastecimento de insumos, medicamentos e de infraestrutura. Para se ter uma ideia, somente no mês de outubro, o hospital realizou 13.509 atendimentos totais, sendo que 11.666 foram classificados como de baixa complexidade (5.594 foram usuários de Aracaju). O Huse continua recebendo pacientes considerados crônicos (portadores de diabetes, pressão alta) que deveriam estar nas UPAs.

 

SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.