Poder e Cotidiano em Sergipe
MPC-SE orienta secretários de Estância sobre plano de aplicação dos recursos da outorga da Deso 12 de Março 10H:12
COTIDIANO

MPC-SE orienta secretários de Estância sobre plano de aplicação dos recursos da outorga da Deso

Nesta terça-feira, dia 11, a equipe do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) recebeu os secretários de Controle Interno e Planejamento do município de Estância no gabinete da Procuradoria Geral para orientar sobre o plano de aplicação dos recursos da outorga da concessão parcial dos serviços de saneamento básico da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Durante a reunião, o procurador-geral do MPC-SE reforçou que emitiu uma recomendação conjunta com o Ministério Público Estadual de Sergipe solicitando informações aos prefeitos sobre a destinação dos recursos oriundos do trâmite entre Deso e Iguá. Na oportunidade, ele destacou ainda a importância de divulgar para a sociedade o que a gestão municipal vem fazendo com a quantia recebida por meio de documentos comprobatórios, os valores recebidos, os dados da conta bancária específica e extratos de movimentação.

A secretária de Controle Interno de Estância, Teresa Costa, aproveitou o encontro para registrar as dificuldades que a gestão enfrenta para elaborar o plano de aplicação dos recursos. "Vamos efetuar uma consulta porque Estância tem uma peculiaridade. É o único município que recebeu recurso não só da outorga, mas também o de indenização, pois a empresa vai utilizar a nossa rede de abastecimento", explicou.

Após a explanação, a equipe do MPC-SE adiantou que, a princípio, a exigência estabelecida pela recomendação é uma apresentação do que recebeu e, principalmente, do que deverá ser feito a partir da quantia. "Vamos fazer essa consulta para esclarecer as dúvidas, como receita corrente líquida do município, aplicado para a despesa de pessoal ou gasto com Saúde e Educação", acrescentou Teresa Costa.

Além da secretária de Controle Interno, o secretário de Planejamento, Marcos Trindade, também participou da reunião. "Nós estamos na fase de elaboração das atividades do planejamento do Plano Plurianual e, com essas perspectivas, orientação e informações, nós vamos traçar o planejamento referente à aplicação desses recursos", concluiu.

Fonte: DICOM/TCE
Foto: Mayusane Matsunae/DICOM

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.