Poder e Cotidiano em Sergipe
MP que aumenta tributos de bebidas quentes será debatida amanhã no Senado 18 de Novembro 12H:56

MP que aumenta tributos de bebidas quentes será debatida amanhã no Senado

Amanhã ocorre a Comissão Mista da Medida Provisória nº 690/15, onde será discutido e apreciado o parecer do senador Humberto Costa (PT/PE). A MP nº 690/15 altera a forma de tributação de bebidas quentes, como cachaça, vinho, uísque e vodca, entre outras, acabando com a isenção do PIS/Pasep e da Cofins.


A Medida também altera a tributação de produtos eletrônicos como computadores, smartphones, roteadores e tablets.


Para o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil - Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, há necessidade de compreender melhor o setor de bebidas no Brasil, pois atualmente, o interesse privado está acima do público. 


"Devemos ter coragem de buscar uma solução plausível e imediata, sem conceder privilégios a poucas empresas, prejudicando as pequenas indústrias brasileiras", avaliou o dirigente.
 

Emenda
A Afrebras solicita a inclusão de uma emenda na MP nº 690, que diz respeito ao Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI na Zona Franca de Manaus. Tal emenda reduz o percentual de crédito presumido do tributo para os estabelecimentos industriais envasadores das bebidas classificadas no código 2202, da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - Tipi, na seguinte proporção: 12% para o ano de 2016; 8% para o ano de 2017; e 4% para o ano de 2018.


A retificação solicitada pela Afrebras é considerada uma das soluções para o aumento da arrecadação tributária que o governo tem buscado, por meio das medidas de ajuste fiscal promovidas nos últimos meses.


De acordo com Bairros - presidente da Associação, além de o governo ter uma arrecadação maior ele acabará trazendo o equilíbrio concorrencial, ajustando a tributação para todos os players que estão no mercado.
 

Para discutir o assunto, a Comissão de Finanças e Tributação realizará audiência pública que irá debater o crédito de IPI na Zona Franca de Manaus para concentrados de refrigerantes. Foram convidados para o debates autoridade as seguintes autoridades: ministro da Fazenda, Joaquim Levy; secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Paulo Guilherme Farah Correa; o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas - Abir, Alexandre Jobim. 


Fonte: Agência Senado

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.