Poder e Cotidiano em Sergipe
MP promove palestra na Assembleia Legislativa 28 de Setembro 14H:00

MP promove palestra na Assembleia Legislativa

Na manhã desta quinta-feira, 28, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aconteceu uma palestra da promotora do Ministério Público Estadual (MPE/SE), Euza Missano, sobre Direito do Consumidor.

Segundo a promotora, efetivamente o Código de Defesa do Consumidor foi uma lei que pegou e a população utiliza verdadeiramente.

“Num estado democrático de direito nós não podemos cumprir algumas e deixar de cumprir outras, mas a Lei de Defesa do Consumidor a gente pode dizer com segurança que pegou porque todos nós somos consumidores diariamente no exercício das nossas atividades. É sempre bom que a gente possa discutir principalmente na Casa Legislativa para ressaltar os direitos e defesas dos consumidores para que todos fiquem esclarecidos principalmente porque dentro dos direitos básicos, a pedra de toque da Defesa do Consumidor é a informação”, ressalta Euza.

Segundo a promotora, os setores que fomentam e dão muita dor de cabeça, são os da área de prestadores de serviço, atendimento bancário, questões relacionadas à telefonia móvel e os serviços de atendimento ao consumidor.

“Mas estamos todos reunidos no bom propósito de mais uma vez enaltecer a lei e assegurar que não haja nenhum retrocesso diante dos novos projetos que são apresentados. Há um amadurecimento do consumidor está cada vez mais consciente e reclamando os seus direitos. Antes as pessoas procuravam o Ministério Público por questões individuais, mas hoje ele já se preocupa com as tratativas coletivas, ou seja, já atende no varejo e não só no atacado”, enfatiza.

O deputado Moritos Matos agradeceu à promotora Euza Missano a oportunidade de tirar todas as dúvidas em torno dos direitos dos consumidores.

“Eu coloquei um número à disposição da população e tenho recebido algumas ligações com relação à segurança das agências bancárias e casas lotéricas. Está tramitando nesta Casa, projeto de lei de minha autoria contra a venda casada, que em alguns Estados já não existe. Você não está obrigado a consumir só o que está colocado no balcão”, ressalta o parlamentar.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB) também agradeceu à promotora Euza Missano, pela palestra. “Aqui é uma casa de ressonância, nós entendemos que é difícil o trabalho da promotora até por muitas pessoas estão acostumadas a agir de forma errada. Precisamos acabar com certos privilégios a exemplo de não enfrentar filas em banco, acabar com o jeitinho brasileiro. Muita coisa ainda tem que ser corrigida e o Ministério Público tem ajudado”, enfatizou Luciano.

*Com informações da Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.