Poder e Cotidiano em Sergipe
Movimentos sociais querem Linda Brasil como presidenta da Comissão de Direitos Humanos 14 de Janeiro 5H:01
PODER

Movimentos sociais querem Linda Brasil como presidenta da Comissão de Direitos Humanos

Nesta quarta-feira, 13, aproximadamente 40 entidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil lançaram o “Manifesto aos Vereadores e Vereadoras de Aracaju” indicando a vereadora Linda Brasil (PSOL) para presidir a Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor.

O documento apresenta uma reivindicação popular que propõe aos vereadores e às vereadoras eleitas nas eleições de 2020 “um diálogo para que a demanda do povo seja acolhida, respeitada e atendida”, expressa trecho do documento. Além de destacar a trajetória de luta da vereadora ligada à defesa dos Direitos Humanos e à justiça social.

O manifesto ainda aponta que as graves e frequentes violações de direitos deveriam convocar a Câmara de Vereadores a uma representação mais assertiva na Comissão. “[...] segundo o IBGE aponta, na última pesquisa sobre a síntese dos indicadores sociais, grande parte dos lares brasileiros é chefiada por mulheres negras, dentre as quais 63% estaria vivendo abaixo da linha da pobreza. Somam-se a isso os intensos casos de feminicídio que têm sido abordados pela mídia e o fato de que o Brasil permanece sendo o país que mais mata pessoas LGBTQIA+”.

Para Linda Brasil, depois de ter sido eleita a vereadora mais votada, receber mais esse apoio da população é gratificante e respalda a sua atuação na Câmara.

“Eu quero fazer uma mandata popular e coletiva, porque a minha força vem das ruas, das lutas. Não percorri sozinha o caminho que me trouxe até aqui, nosso projeto é coletivo e parte desse processo já foi iniciado na mandata, a partir de reuniões com os movimentos sociais, entidades e instituições que historicamente constroem a luta em nossa cidade”, conta.

Atualmente, funcionam seis comissões na Câmara Municipal de Aracaju, são elas: Justiça e Redação; Finanças, Tomada de Contas e Orçamento; Obras, Serviços Públicos, Transportes e Meio Ambiente; Educação, Cultura e Esportes; Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa Do Consumidor; e Ética, Decoro Parlamentar e Ouvidoria.

A escolha dos membros e presidência das respectivas comissões ocorrerá no próximo dia 2 de fevereiro, durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal.

Fonte: Assessoria

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.