Poder e Cotidiano em Sergipe
Mobilização do setor de transporte reúne colaboradores para doação de sangue 4 de Novembro 18H:47
COTIDIANO

Mobilização do setor de transporte reúne colaboradores para doação de sangue

Em mais uma edição do Transporte Amor, o setor se une e convoca ainda mais pessoas para transportar vida por meio da doação de sangue

Nos dias 5 e 7 de novembro, o setor de transporte realizará mais uma edição do projeto ‘Transporte Amor’, ação solidária que mobiliza colaboradores do setor e de outras instituições com o objetivo de salvar vidas por meio da doação de sangue. Realizado anualmente, o mutirão acontece no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS).

A iniciativa é fruto da parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

Estima-se que, com a ação, mais de 200 vidas poderão ser salvas, considerando que cada doação pode alcançar até quatro vidas. Com mais de 50 colaboradores e convidados de outras instituições aptos e dispostos a realizar o ato solidário, o impacto será bastante significativo na vida de diversos pacientes. Cada bolsa de sangue é separada em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma e esses constituintes do sangue são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.

Quem pode doar

Para realizar esse ato de amor, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar acima de 50 kg. No dia da doação, é importante que o doador siga as recomendações para realizar o procedimento, sendo elas: nunca realizar a doação em jejum, fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar por pelo menos 2 horas antes e evitar alimentos gordurosos 3 horas antes da doação.

Também é importante destacar que existem algumas restrições para a doação de sangue. Entre elas estão as pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela vigilância sanitária nos últimos 10 meses.

Fonte: Setransp

Foto: Setransp

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.