Poder e Cotidiano em Sergipe
MJSP coordena operação de combate ao abuso infantojuvenil 11 de Outubro 10H:33
COTIDIANO

MJSP coordena operação de combate ao abuso infantojuvenil

Quarenta e um mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em 12 estados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública coordenou, nesta terça-feira (10), por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Ciberlab/Senasp), a Operação Bad Vibes, que combate a produção e comercialização de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes.

O conteúdo era compartilhado no aplicativo Viber, plataforma similar ao WhatsApp.

Deflagrada simultaneamente em 12 estados, a operação cumpre 36 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária - estes, todos no Piauí.

Outras 12 prisões em flagrante foram efetuadas em Sergipe, Santa Catarina, Espírito Santo, Pará, Ceará, São Paulo, Paraná e Goiás.

“Essa ação conta com o Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB), em conjunto com as Polícias Civis de 12 estados, como parte de esforço diário no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. “No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos para quem compartilhar; de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual”, complementa.

A investigação

A operação surgiu a partir de uma investigação que começou em Pretória, na África do Sul, conduzida pelo Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos. Após a perícia em computadores e demais dispositivos investigados, foram identificados brasileiros entre os envolvidos. A HSI, então, reportou à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que entrou em contato com o MJSP. A Pasta, por sua vez, acionou as Polícias Civis dos estados onde residem os suspeitos. As investigações e foram conduzidas pelas polícias judiciárias estaduais.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Imagem: Divulgação/ Polícia Civil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.