Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministério Público determina apreensão e multa para quem comercializar carne sem inspeção 21 de Dezembro 17H:57
PODER

Ministério Público determina apreensão e multa para quem comercializar carne sem inspeção

O Ministério Público Estadual (MPE) está apertando o cerco contra o comércio ilegal da carne.

Prova disso é que o órgão encaminhou recomendação para que o Governo do Estado e todas as prefeituras adotem medidas de combate aos matadouros irregulares e aos pontos de comercialização do produto sem inspeção. O descumprimento configurará em crime de prevaricação.

De acordo com o órgão, inúmeros matadouros municipais não possuem selo de inspeção que garanta a circulação do produto livre de contaminação.

A Recomendação do MPE lembra que o comércio de carne sem inspeção fere frontalmente o Código de Defesa do Consumidor, evidenciando crime contra as relações de consumo. A ausência de licenciamento ambiental nos locais de abate também configura crime.

Segundo o MPE, é notória a prática de abate de animais em estabelecimentos municipais e clandestinos que não cumprem regras básicas de condição sanitária, causando danos ambientais, ao poluir os lençóis freáticos, e à saúde da população, além de causar maus-tratos e sofrimento aos animais que são abatidos irregularmente.

Por estas razões, o Procurador-Geral de Justiça, Rony Almeida, determinou que os órgãos de controle (Vigilâncias Municipais e Emdagro) promovam a fiscalização de todos os estabelecimentos que participam da cadeia do abate, desde os matadouros até as bancas das feiras, açougues e mercados, exigindo o selo de inspeção.

Ele também pede que seja feito um trabalho educativo durante 10 dias nos pontos comerciais. Após este prazo, os produtos irregulares deverão ser apreendidos e os donos autuados.

*Com informações da Ascom/Frigo

Foto: Ascom/Frigo

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.