Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministério da Educação lança exame para avaliar a formação médica no Brasil 29 de Abril 2H:36
COTIDIANO

Ministério da Educação lança exame para avaliar a formação médica no Brasil

Enamed será conduzido pelo Inep em colaboração com a Ebserh

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 23 de abril, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) que tem por finalidade estabelecer um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil. Seus resultados poderão ser utilizados para acesso a programas de residência médica. O Exame será conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O Enamed será realizado anualmente, com início em 2025, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare), iniciativa da Ebserh que seleciona residentes médicos, uni e multiprofissionais. O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.

O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou a instituição do novo programa. “Havia uma avaliação a cada três anos e agora vamos avaliar anualmente. Vamos formar agora um grupo de trabalho, vamos chamar todos para discutir o melhor formato desse teste vinculado ao Enare, que é um grande passo para ampliarmos a residência médica no Brasil. É fundamental que a gente tenha especialistas em áreas de saúde nesse país... e nosso objetivo aqui hoje é garantir é a formação de bons profissionais”, declarou o ministro.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o MEC, por meio do Inep, está trazendo à tona dados em relação à qualidade do ensino, o que possibilita analisar e apontar os caminhos mais corretos. “Ao avaliar a formação, você abre um olhar para a instituição formadora, e não transforma qualquer problema na formação como ato individual do aluno. [Esse exame] vai exigir que nos debrucemos sobre os dados que virão para avaliarmos quais medidas poderão ser tomadas”, avaliou Padilha

O MEC prospecta um ciclo de fortalecimento mútuo entre os exames. Para o ministério, o Enamed impulsionará o engajamento no Enade justamente por ser uma modalidade do próprio Enade, tendo em vista que a nota deste poderá servir como meio de ingresso em programas de residência médica, o que também impacta positivamente o Enare. Essa expectativa se dá uma vez que o Enamed será obrigatório para todos os estudantes de medicina. Assim, já que eles farão o Enamed, espera-se que a adesão ao Enare aumente. Além disso, os cursos de medicina serão avaliados anualmente.

Além da instituição do Enamed, o Enare também foi formalizado por meio de uma portaria do MEC. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, comentou a iniciativa. “O Enare se constitui numa possibilidade muito importante de produzir uma forma de acesso qualificado para residência médica, uni e multiprofissional. Até então, era uma atividade informal, uma atividade que a Ebserh desenvolvia sem ser institucionalizada. E essa portaria institucionaliza a criação do Enare e dá à Ebserh a competência de realizar esse exame, que vem produzindo resultados bastante importantes”, afirmou Chioro.

Como funcionará

O Enamed organiza-se como um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil, na forma de um Exame "guarda-chuva", tendo como base a aplicação do Enade. O exame atenderá a dois públicos específicos:

a) Todos os estudantes de medicina que estão concluindo os seus cursos, que poderão utilizar a nota do Enade no Enare; e

b) Médicos interessados em ingressar em programas de residência médica de acesso direto do Enare (que, portanto, deverão fazer a prova do Enamed para utilizar a nota no Enare).

Inscrição

As inscrições para o Enamed são gratuitas, e devem ser abertas no mês de julho. O Enamed é obrigatório para todos os estudantes de medicina concluintes. A aplicação da prova está prevista para outubro e a divulgação dos resultados, para dezembro. Para utilizar os resultados do Enamed para o Enare, é necessário se inscrever no Enare e pagar uma taxa de inscrição (exceto casos de gratuidade previstos em edital). Reforçando, os estudantes que farão Enade e que não pretendem utilizar os resultados da prova para ingressar na residência, via Enare, estão isentos de taxa.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Foto: EBSERH

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.