Poder e Cotidiano em Sergipe
Mercado têxtil de Tobias Barreto deve crescer com projeto Vai Turismo 14 de Fevereiro 8H:02
COTIDIANO

Mercado têxtil de Tobias Barreto deve crescer com projeto Vai Turismo

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac realizou, na sexta-feira (10), a última visita técnica da segunda etapa do projeto Vai Turismo. O destino final foi Tobias Barreto. Lá conheceram o amplo comércio de vestuário e confecções que será desenvolvido através do incentivo ao turismo de compras.

 

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, ao lado da diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, e do diretor regional do Senac, Marcos Sales, foram recebidos pelo prefeito da cidade, Dilson de Agripino. O grupo técnico foi composto pelo superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, a executiva de vendas da federação, Leide Oliveira, o coordenador das câmaras empresariais, Lucas Uriel Lima, equipe técnica do Senac, Secretaria de Turismo do Estado e secretarias de turismo dos municípios selecionados para o projeto.

O primeiro destino da equipe técnica do Vai Turismo foi à Casa de Tobias, lar onde o poeta passou grande parte de sua vida. O local funciona como um museu memorial onde encontramos a linha do tempo da trajetória política, filosófica e artística de Tobias Barreto.

O grupo também passou pelo tradicional mercado de bordados da cidade e pela fábrica de bordados Paraíso. No mercado, é possível encontrar diversas peças de roupas produzidas através de renda richelieu e variados tecidos para cama, mesa e banho.

Para preservar a história e a tradição do bordado Richelieu, o município também conta com um Centro de Artesanato voltado ao Cardeal Richelieu, político francês que teve seu nome marcado nesta forma de artesanato.

Para oferecer qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da região, o município conta com o Complexo Empresarial Integrado de Tobias Barreto “Governador Marcelo Déda” – Centro Vocacional Tecnológico.

Os turistas que visitam a região da zona-rural de Tobias Barreto também podem visitar o povoado Jacaré e conhecer a Sala da Mensagem de Silo. O local é um templo de meditação e reflexão que busca levar a paz e a não-violência a todos os povos sem nenhuma distinção.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, disse que o projeto agora vai entrar em uma nova etapa. Os técnicos irão analisar os pontos positivos e negativos das visitas e desenvolver um plano de ação para o turismo de cada cidade.

“A partir daqui nós vamos solicitar aos municípios e as suas secretarias de turismo relatórios para identificar as falhas, as fraquezas, verificar o que temos e o que ainda precisa ser feito, para que a gente elabore um projeto em que cada município possa explorar o seu potencial turístico. Verificando esses resultados, o Senac também vai estar presente para qualificar e capacitar a mão de obra em todos os municípios”, afirmou o presidente Marcos Andrade.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.