Poder e Cotidiano em Sergipe
Menos da metade das vacinas enviadas a Sergipe foram aplicadas 29 de Março 10H:46
PODER | Por Max Augusto

Menos da metade das vacinas enviadas a Sergipe foram aplicadas

Informação foi divulgada no domingo pelo presidente Bolsonaro. 

O presidente Jair Bolsonaro divulgou ontem, pelo Telegram, que até o último sábado o governo federal já havia distribuído 33,6 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus aos estados. Ele destacou também a quantidade remetida a cada um – e o número de doses aplicadas.

Para Sergipe já foram enviadas, segundo o presidente, 271.930 doses, sendo que apenas 129.568 já haviam sido aplicadas. O estado recebeu 214.680 doses do imunizante Coronavac/Sinovac/Butantan e 57.250 mil da vacina preparada pela Astrazeneca/Fiocruz.

29,6 milhões de doses já haviam sido repassadas pelos governos estaduais às prefeituras, segundo dados da plataforma Localiza SUS. Em Sergipe, 251.822 doses já foram repassadas pela secretaria estadual de Saúde aos municípios.

Baixa vacinação
De acordo com levantamento divulgado hoje pela manhã pelo site Poder 360, Sergipe está entre os dez estados com menor percentual da população vacinada – 6,4% dos cidadãos tomaram a primeira dose e 1,8% a segunda.

O percentual está abaixo da média de vacinação nacional, que é de 7,3% para a primeira dose e 2,2% para a segunda.

Amazonas, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo estão entre os que mais vacinaram sua população.

Confira aqui a reportagem.

Sem autorização

A Secretaria de Estado da Saúde esclareceu que penas nas duas últimas remessas envidas do pelo Ministério da Saúde houve a autorização para total aplicação em primeira dose. Das remessas anteriores a essa autorização, há a necessidade de reserva para aplicação da segunda dose. A partir de hoje, 29, o último lote recebido está sendo distribuído para os 75 municípios sergipanos, inclusive com a ampliação da vacinação dos idosos para 67 anos e mais, após avaliar a estimativa do IBGE e a utilização de 100% das doses como D1.

A Secretaria de Saúde ressalta que toda a logística estabelecida tem promovido uma rápida distribuição das vacinas assim que chegam a Sergipe e já pactuou com as prefeituras celeridade na vacinação. A SES vem acompanhando o avanço da imunização e trabalha junto com os gestores municipais no monitoramento das aplicações.

Com essa nova remessa recebida na última sexta à tarde, 26, de 46.300 doses, o estado já recebeu 318.230 doses de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. Ao total já foram enviadas aos municípios para aplicação da primeira e segunda dose em todos os grupos contemplados, 250.149 vacinas. Com a primeira dose foram imunizadas 150.071. Referente à segunda dose foram aplicadas 41.819.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.