Poder e Cotidiano em Sergipe
Meninos entre 12 e 13 anos também devem se vacinar contra HPV 3 de Janeiro 19H:29

Meninos entre 12 e 13 anos também devem se vacinar contra HPV

Desde a última segunda-feira, dia 2 de janeiro, está disponível na Rede Pública a vacina contra HPV para meninos com faixa etária entre 12 e 13 anos.

 

A imunização ocorrerá em duas doses, num intervalo de seis meses entre a aplicação delas, e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Interior do Estado e da Capital estão apitas a vacinar a população.


Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, Sergipe já recebeu 37 mil doses da vacina, e todo material vem sendo distribuído para os municípios desde dezembro do ano passado.

 

Os homens são os responsáveis pela transmissão do vírus para as suas parceiras, por isso, a vacinação deles vai contribuir com a redução da incidência do câncer de colo de útero e de vulva nas mulheres”, explica.


Para os meninos que vivem com HIV, serão aplicadas três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses entre elas. “Nestes casos, a faixa etária abrange uma população maior, de pessoas entre 9 e 26 anos”, informa o gerente do Programa Estadual de IST/Aids, o médico Almir Santana, lembrando que a vacina também está disponível para as mulheres nesta mesma situação.


A vacina contra o HPV para os meninos previne câncer de pênis, ânus, garganta e boca. Em Sergipe, anualmente, são notificados 200 casos de verrugas genitais sendo 70% nos homens. Para as meninas, a imunização continua sendo recomendada como nos anos anteriores, para faixa etária de 9 a 13 anos, prevenindo câncer de útero e verrugas genitais.  


Novidade
O calendário de vacinação possui outra novidade para 2017. Trata-se da vacina meningocócica C (conjugada), contra meningite, oferecida, a partir de agora, para adolescentes entre 12 e 13 anos de ambos os sexos, e aplicada em dose única.


“A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários. Alcançará, ainda, o desejado efeito protetor da imunidade, que amplia a proteção aos indivíduos não vacinados”, argumenta Sândala Teles.

 

SES

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.