Poder e Cotidiano em Sergipe
Máscaras adaptadas oferecem suporte essencial no tratamento de pacientes do HCamp 29 de Julho 13H:21
COTIDIANO | Por Max Augusto

Máscaras adaptadas oferecem suporte essencial no tratamento de pacientes do HCamp

Campanha de informação e orientação à população sobre a Covid-19

No final do mês de julho, a Prefeitura de Aracaju recebeu máscaras de pressão positiva para auxiliar no tratamento de pacientes do Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar. Passado quase um mês após a chegada dessas novas ferramentas, os resultados têm sido positivos e o suporte se reafirma como essencial para pacientes mais delicados de covid-19.

 

As máscaras de mergulho adaptadas são uma idealização de médicos italianos, após escassez de insumos e equipamentos médicos durante o epicentro da pandemia na Europa. Neste contexto, pesquisadores brasileiros adotaram esse modelo e promoveram melhorias no projeto. Em Sergipe, o trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a CUID4R, que estão engajados no incentivo do uso das máscaras adaptadas nos vários hospitais do estado.

“Ela é utilizado junto a outros recursos terapêuticos na fisioterapia, apresenta uma contribuição considerável e tem resultados positivos no tratamento da insuficiência respiratória de pacientes portadores de quadros leves a moderados da covid-19. Trata-se de uma interface que, bem acoplada ao rosto do paciente, produz um escape de ar mínimo, o que possibilita um bom aproveitamento da terapia ventilatória, bem como um risco mínimo de contaminação do ambiente por geração de aerossóis do vírus”, explica a fisioterapeuta do HCamp, Tainá Goes, ao destacar como o dispositivo tem contribuído no dia a dia da unidade.

A fisioterapeuta ressalta, ainda, que a indicação da máscara adaptada é um meio menos invasivo de ventilação. Com isso, permite uma melhor performance respiratória do paciente, com a atuação concomitante da terapia de reexpansão pulmonar e manutenção de vias aéreas abertas, favorecendo uma melhor troca gasosa e ajudando na oxigenação dos pulmões, como terapia adjuvante, antes de uma possível sedação e intubacao”, esclarece.

De acordo com a professora de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) de Lagarto e coordenadora geral do Projeto CUID4R, Stephanie Kamarry Alves Sousa, a ideia é dar o máximo de conforto ao paciente.

“Acreditamos que esse equipamento tem um grande potencial de salvar vidas, como já podemos ver em outras localidades do país, como Manaus, Brasília, São Paulo e Rio Grande do Sul, e nosso objetivo é ajudar a reduzir o agravamento dos casos, desafogando assim o sistema de Saúde Pública. Como trabalhamos com doações de pessoas físicas, à medida que formos recebendo mais doações, vamos adaptando e entregando para serem utilizadas diretamente pelo município”, garante a coordenadora do Projeto.

A fisioterapeuta do HCamp afirma que a chegada desse equipamento foi um passo importante no tratamento ofertado na unidade provisória. “A chegada desses dispositivos foi muito positiva para a ampliação de possibilidades terapêuticas, pela equipe de fisioterapia do Hospital de Campanha, possibilitada pela grande parceria do IFS e CUID4R, diante do compromisso humano com a população sergipana”, considera Tainá.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.