Poder e Cotidiano em Sergipe
Manutenção preventiva de canais garante segurança em Aracaju durante período de chuvas 19 de Julho 13H:15
INFORME PUBLICITÁRIO

Manutenção preventiva de canais garante segurança em Aracaju durante período de chuvas

Este ano as chuvas começaram antes do previsto e com um volume maior do que a média histórica. No mês de maio, choveu 291 mm, quando a média dos anos anteriores era de 250 mm. Segundo a Defesa Civil de Aracaju, o acumulado de chuva na primeira quinzena de julho ultrapassou 280 mm, quando a média histórica do mês é de 200 mm.

 

Mesmo com o volume de chuvas acima da média, não foram registrados casos de alagamento na capital. E isso se deu graças ao trabalho preventivo da Prefeitura de Aracaju que, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza serviços de manutenção constante nos canais, possibilitando a segurança da população durante este período de precipitações intensas.

“Esse resultado é fruto de muito trabalho. Mesmo que muitas vezes a população não se dê conta, nossos agentes estão atuando diariamente, em diversos pontos da cidade, fazendo a manutenção dos canais, a varrição das ruas, a limpeza de terrenos e a poda de árvores. E agora esse trabalho constante mostra sua importância, com a segurança da capital garantida neste momento de chuvas intensas e contínuas”, ressalta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

O diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, comenta que a resiliência dos canais está diretamente ligada ao trabalho antecipado de limpeza realizado ao longo de todo o ano. “Trabalhamos com metodologias distintas, que envolvem desde a limpeza manual até o uso de maquinários, como retroescavadeira, respeitando as características e necessidades de cada região da capital”, detalha.

Para o trabalho de manutenção preventiva ser bem executado, Bruno destaca que é necessário um planejamento eficiente, que demanda a preparação das equipes para o monitoramento diário em pontos estratégicos, sobretudo os mais vulneráveis. Além disso, é importante destacar os investimentos feitos pela prefeitura em maquinário e tecnologia, a exemplo da plataforma ClimAju, recurso inovador que permite o acompanhamento em tempo real das condições climáticas da cidade.

“Essa disponibilidade dos dados das condições climáticas da capital permite que a gente se antecipe e promova uma observação ainda mais minuciosa. Quando são identificadas situações que impedem o escoamento regular das águas, que ocasionariam transtornos à população, podemos agir com rapidez e solucionar aquele problema ”, explica o diretor.

Esforço conjunto
Além desse trabalho de manutenção preventiva, a Prefeitura de Aracaju mantém um Plano de Contingência, gerenciado pelo Comitê de Gerenciamento de Crises, criado em 2017.

O comitê reúne, além da Emsurb, órgãos e secretarias como a Defesa Civil, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Comunicação, que atuam como força-tarefa durante os períodos chuvosos, garantindo a segurança da população e atendendo eventuais ocorrências.

Diante de situações de possíveis riscos durante as chuvas, como queda de árvores, pontos de alagamento e rachaduras nas residências, a população deve acionar a Defesa Civil de Aracaju através do número emergencial 199, que funciona 24h.

Ascom/PMA

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.