Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais Médicos: profissionais em SE deixam o programa para cursar residência 25 de Junho 4H:59
COTIDIANO | Por Max Augusto

Mais Médicos: profissionais em SE deixam o programa para cursar residência

Desde a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos, diversos municípios brasileiros se queixam que não conseguem preencher algumas vagas existentes. Outra reclamação comum entre prefeitos é de que alguns médicos brasileiros acabam abandonando o programa – entre outros motivos, para cursar residência.

Em Sergipe, durante 2019, 24 profissionais brasileiros deixaram o programa Mais Médicos.

No cadastro que preenchem para deixar o posto, cinco deles alegaram motivos pessoais; quatro informaram que foram aprovados em concursos públicos e quinze foram aprovados em seleções para cursos de residência.

Segundo Elisa Leite, coordenadora da Referência Técnica para o programa Mais Médicos em Sergipe, esses médicos atuavam em 18 municípios: Poço Redondo, Gararu, Lagarto, Aracaju, Monte Alegre, Indiaroba, Carira, Itabaianinha, Rosário do Catete, Tobias Barreto, Capela, São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Frei Paulo, Brejo Grande e Cedro.

Ela ainda ressaltou que as vagas continuam em aberto, mas que já há um novo edital publicado, sendo que outros médicos já se inscreveram.

“Aguardamos a lista definitiva e eles devem começar a chegar nos dias 27 a 29 de junho. Assim, todas essas vagas deverão ser preenchidas”, afirmou a coordenadora.

No Brasil
Reportagem do jornal O Globo, publicada no mês passado, mostrou que três em cada cinco profissionais do Mais Médicos que desistiram de substituir os cubanos foram cursar residência médica.

“Do total de 1.325 profissionais que desistiram, mais de 800 se desligaram do programa nos últimos meses para fazer especialização”, explica a matéria do jornal.

Todos foram convocados para substituir as 8.332 vagas que eram ocupadas por profissionais na cooperação com Cuba. Destes, mais de 800 sairam para estudar. Motivos pessoais correspondem a 15% das desistências no programa. Os demais estão relacionados à aprovação em concursos públicos e outras justificativas.

Ainda de acordo com O Globo, o tempo de permanência desses profissionais no Mais Médicos variou de uma semana a quatro meses. Os profissionais recebiam R$ 11.865,60, sem desconto no Imposto de Renda, por se tratar de uma bolsa.

 

Clique e leia aqui a matéria completa do jornal O Globo

 

Reforço

De acordo com o Governo Federal, desde ontem (24), mais de mil municípios, localizados em todo o país, além de dez Distritos Sanitários Especiais Indígenas, começarão a receber 1.975 profissionais selecionados para o Mais Médicos, durante o 18º ciclo do programa.

29 municípios sergipanos estão nesta lista - 47 novos médicos podem passar a atuar no programa, em Sergipe.

Segundo o Ministério da Saúde, o reforço beneficiará mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil.

Algumas delas com histórica dificuldade de acesso, caso de localidades ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas.

Os profissionais selecionados terão até o dia 28 de junho para comparecer aos municípios e iniciar as atividades nas unidades de saúde.

Nesta primeira fase do 18º ciclo do programa, a seleção priorizou a participação de profissionais “formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM)”, preferencialmente “com perfil de atendimento para a Atenção Primária”.

Para tanto, o Ministério da Saúde estabeleceu “critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade”.

 

FOTO: Divulgação/Portal Brasil // Texto com informações da Agência Brasil

Comentários

  • Geilson de Sousa Silva 25/06/2019 às 07:29

    Acho que a manchete poderia enfatizar a contratação dos novos médicos, já que em tese é maior que as desistências.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.