Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais de 90% das novelas da Globo possuem atores brancos como protagonistas 9 de Dezembro 15H:05

Mais de 90% das novelas da Globo possuem atores brancos como protagonistas

Texto para discussão recém-lançado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), apresenta dados sobre a diminuta participação de personagens negras nos elencos das telenovelas produzidas pela Rede Globo de Televisão desde 1984.


Embora os dados detectem uma tímida tendência à diversificação dos elencos ao longo dos anos, as 162 telenovelas da Rede Globo que foram ao ar entre 1984 e 2014 possuem, em média, 91,3% dos seus personagens centrais representados por atores e atrizes brancos, como mostra o gráfico abaixo.


Tendo em vista que 47,9% da população brasileira se reconheceu como tal no último censo de 2010, há uma substantiva sub-representação desse grupo.


O estudo ainda aponta que ocorre uma repetição de atores e atrizes negros, o que mostra o diminuto número de atores e atrizes pretos ou pardos com destaque no mundo da telenovela.


Percentual médio de atores e atrizes em cada novela de acordo com sua cor (1984-2014)
No rol de novelas “menos brancas”, o estudo aponta que são mais frequentes as ambientadas em espaços considerados subalternos: há maior probabilidade de as novelas com maior número de pretos e pardos se situarem nas regiões Norte e Nordeste do país, seguidas da região Centro-Oeste e de novelas ambientadas Sudeste (onde se passam 75% das novelas realizadas pela Globo) têm proporção menor de não brancos que as novelas ambientadas na Europa: a região é representada como mais branca que a própria Europa.


Ainda, os dados sugerem que as novelas que se passam no período em que ainda havia escravidão no país (Brasil Colônia e Império) tendem a apresentar relativamente mais personagens pretos e pardos.


Os autores mostram que existe a visão de que a negritude seja um fato do passado e próprio das esferas “atrasadas” do espaço social, como o campo e as favelas.


Fonte: Fundação Perseu Abramo
Foto: Sergio Zalis / TV Globo/Divulgação

Comentários

  • Orlando Pedro Neto 02/03/2018 às 09:17

    dahora legal fabuloso maravilhoso

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.