Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais casos de AIDS são detectados em Sergipe 22 de Julho 17H:19

Mais casos de AIDS são detectados em Sergipe

Intensificação do diagnóstico para detecção do HIV faz registros da doença crescerem

A intensificação das ações de prevenção e diagnóstico da AIDS realizada em Sergipe fez com que mais casos da doença fossem registrados. Em Sergipe, desde 1987 foram detectados 3.459 casos de AIDS com 1.113 óbitos ocasionados pelo vírus do HIV, sendo que somente em 2012 foram registrados 258 casos de AIDS e em 2013 o número subiu para 319.



De acordo com o gerente de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, o aumento do número de casos da doença sempre significa aumento do trabalho realizado para prevenção e diagnóstico da doença.


"As intervenções realizadas para o controle da AIDS são diferentes para o controle de outras doenças. Quando surge, por exemplo, um caso de dengue em uma determinada localidade, o poder público realiza a intervenção e a doença diminui ou desaparece. A lógica da AIDS é contrária. Se um caso é detectado, outros surgem, uma vez que a epidemia dessa doença é silenciosa. Muitas pessoas não sabem que têm AIDS e acabam transmitindo para outras, principalmente, pela falta do uso do preservativo", explicou Almir Santana.


Para que mais casos sejam identificados precocemente e o controle e tratamento da doença sejam feitos o quanto antes, estão sendo ampliados os Testes Rápidos. "Já treinamos os 75 municípios para realizarem os exames e mais de 90% deles já estão executando as ações na Atenção Básica. Paralelo a isso, a Unidade Móvel Fique Sabendo leva os exames até a população em diversas localidades do Estado", disse o gerente das ações estaduais DST/AIDS.


"Quando ressaltamos a importância de fazer o Teste Rápido, queremos que as pessoas tenham o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento o quanto antes e com isso obter melhores resultados no tratamento e melhor qualidade de vida para o paciente", complementou Almir Santana.


Mais ações
A Unidade Móvel Fique Sabendo é um micro-ônibus adaptado com uma sala para realização dos exames e outras duas que são utilizadas para entrega do resultado, que é dado em 20 minutos após a coleta do sangue com um pequeno furo na ponta do dedo. Durante as ações da Unidade também há distribuição de preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e material informativo.


"Este ano já foram realizadas pela Unidade Móvel 1.666 exames de HIV em diferentes localidades do Estado, a exemplo do povoado Quilombola, em Santa Luzia do Itanhy. Somente as ações realizadas em Salvador, durante a Copa do Mundo, a convite do Ministério da Saúde, foram feitos 2.115 exames", contabilizou Almir Santana.


Ainda está sendo programada a intensificação dos Testes Rápidos para as populações consideradas vulneráveis (homens que fazem sexo com homem, profissionais do sexo, entre outras) e realização da capacitação para profissionais de saúde da Atenção Básica (médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, entre outros) dos 75 municípios.


"Para as populações vulneráveis, vamos levar o Teste Rápido até as pessoas. Na capacitação dos profissionais de saúde ressaltamos a importância das orientações dadas dentro dos consultórios, disponibilização de preservativos e material informativo, diálogo sobre o tema com as pessoas durante as visitas dos agentes, entre outras", disse.


Mais números
No Estado, a faixa etária com maior percentual de infecção são as pessoas com idade entre 30 e 39 anos (38,61%), seguidas das que tem entre 20 e 29 anos (25,51%) e, por fim, aquelas com idade entre 40 e 49 anos (21,14%).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.