Poder e Cotidiano em Sergipe
Maior termoelétrica do Brasil será em Sergipe 7 de Maio 21H:11

Maior termoelétrica do Brasil será em Sergipe

Sergipe foi contemplado no leilão A-5, ocorrido no fim do mês de abril, e terá a maior termoelétrica do Brasil. A unidade vai gerar energia a partir do gás natural. Com a implantação da usina serão criados cerca de 1.700 empregos e produzidos 1,5 mil gigawatts (MW), metade da energia gerada pela hidroelétrica de Xingó. O investimento gira em torno de R$ 3,3 bilhões e a previsão é que em 2020 a Usina Porto de Sergipe I já esteja em funcionamento.

Para discutir o assunto, o governador Jackson Barreto se reuniu na manhã desta quinta-feira, 07, com representantes da empresa GenPower, responsável pelo consórcio, além de secretários e membros da administração estadual. Na ocasião eles conversaram também sobre a possibilidade de contemplação de mais duas usinas termoelétricas em Sergipe durante leilão previsto para ocorrer no mês de agosto. Caso as três unidades sejam instaladas em Sergipe, a produção de energia pode atingir a de Xingó.

Apesar de a Usina Porto de Sergipe I ainda não ter sido construída, sua produção já tem destino certo. 25 concessionárias brasileiras, dentre elas a Empresa Distribuidora de Energia Elétrica de Sergipe(Energisa), já compraram a energia. E é esse o objetivo dos leilões que ocorrem anualmente no Brasil, garantir que o futuro energético do país seja planejado.

A implantação da nova unidade sergipana de geração de energia ainda não tem um local específico. A ideia é que a estrutura seja montada entre a região de Santo Amaro e Laranjeiras. De acordo com Jackson Barreto, a discussão da localização está sendo feita com base no fator logística.

O governador ainda relatou a importância de trazer esse grande projeto energético para Sergipe. “Será um investimento capaz de modernizar e preparar o Estado para o futuro, de proporcionar a geração de emprego para as novas gerações, e garantir, acima de tudo, a produção de energia, de modo que não fiquemos na dependência só da hidroelétrica e do parque eólico. É dessa forma que a gente constrói o futuro de Sergipe”, comentou.

Jackson Barreto também destacou que está muito contente com a vinda da termoelétrica, e que o Estado está preocupado em promover a qualificação da juventude, para que esta possa atuar nos empregos gerados. “Estamos dispostos, inclusive, a contratar professores para formar uma mão de obra qualificada para servir uma termoelétrica desse tamanho”, complementou.

Escolha de Sergipe

O esforço do governo em mostrar o potencial do Estado para atrair grandes projetos industriais é antigo, segundo conta o consultor do governo Oliveira Júnior. Ele disse que a soma do desejo da administração com as condições logísticas oferecidas por Sergipe resultaram na abertura da possibilidade de recepção de uma usina termoelétrica desse porte.

“Temos buscado mostrar que há uma logística favorável em Sergipe. A geração de energia em Xingó fez com o que o Estado dispusesse de linhas de transmissão de alta potência. Então já temos a chamada rede de distribuição. Além disso, o gás natural passa próximo a BR 101. Ainda há aqui uma distribuição de gás que também é favorável”, explicou. Oliveira Júnior complementou dizendo que além da produção energética, o Estado sai ganhando na produção de impostos, recebimento de royalties e possibilidade de instalação de indústrias. “Sergipe foi escolhido por ter infraestrutura, gás, estrada, porto, além do esforço do governo na atração do empreendimento”, acrescentou.  

A termoelétrica

De acordo com o executivo da GenPower Elizeu Campos, durante a reunião realizada hoje, o cronograma de execução prevê que a termoelétrica seja construída em 38 meses. Ele conta que alguns estudos já estão sendo feitos pensando na implantação da usina, e que haverá três anos para que os profissionais sejam capacitados.  

Também presente na reunião, Marcos Greco, proprietário da GenPower, disse que é possível que Sergipe tenha uma das maiores plantas de termoelétrica de gás instaladas no mundo. Isso ocorrerá com a construção da Usina Porto de Sergipe I e a contemplação das outras duas unidades energéticas no leilão.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Francisco Dantas, destaca que a energia gerada pela termoelétrica é limpa e que não causará danos ao meio ambiente. “Sergipe conseguiu essa termoelétrica extremamente importante. Não teremos problemas com a produção de energia nos próximos 20 anos”, ressaltou.

“Este é o maior presente que Sergipe poderia ganhar. O governo tem todas as perspectivas de ter um belo futuro. Poderei não ver a inauguração da termoelétrica no nosso governo, mas os sergipanos verão”, pontua o governador Jackson Barreto, que ainda acrescenta: “não tenho a menor dúvida que Sergipe tem um futuro radioso pela frente. Afinal de contas, apesar de toda essa crise, nós somos o Estado do Nordeste que mais consegue gerar emprego nesse momento. Somos o menor Estado, porém qualificado”, finalizou.

Presenças

Estiveram presentes na reunião de hoje os secretários de Comunicação, Sales Neto, de Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Sérgio Reis, superintendente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Carlos Augusto, o assessor especial do governo Carlos Cauê e o representante da GenPower Carlos Moura.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.