Poder e Cotidiano em Sergipe
Luciano Pimentel denuncia 185 mil trotes contra Ciosp em um só ano 8 de Maio 9H:36

Luciano Pimentel denuncia 185 mil trotes contra Ciosp em um só ano

“É preciso banir o trote. Chamo à consciência cada cidadão que está por trás de um telefone e liga para comunicar uma falsa ocorrência. Não faça isso”, alertou

O deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, denunciou na Alese a existência de uma indústria de trotes contra os serviços do Ciosp - Centro Integrado de Operações em Segurança Pública do Estado de Sergipe - e fez um pedido para que isso deixe acontecer, por gerar prejuízos para a cidadão e para o Estado. Segundo pesquisa feita pelo parlamentar junto ao Ciosp, no ano passado a instituição recebeu 1.583.483 de chamadas de pessoas em situação em perigo. Mas desse total, 185.057 foram trotes .

“Isso corresponde a 11,6% de todas as ligações daquele ano”, advertiu o parlamentar. A Assessoria do deputado Luciano Pimentel esteve no Ciosp e conversou com o diretor e o vice-diretor, coronel José Pereira de Andrade e major Elias Linhares Lima, respectivamente. “Eles nos informaram que os trotes apresentam uma tendência de queda. Isso é um fato, meus caros militares. Mas é pouco. É preciso acabar com isso. É preciso banir o trote. Eu chamo aqui à consciência cada cidadão que está por trás de um telefone e que liga para comunicar uma falsa ocorrência”, alertou Luciano. Para Luciano, o Ciosp é uma espécie de “SUS da segurança pública”, que atende uma enorme demanda da Grande Aracaju. “Senhor presidente, precisamos registrar que, estatisticamente, as atividades do Ciosp cobrem 45,66% da sociedade sergipana. Os oito municípios de sua jurisdição reúnem 1,013 milhão de sergipanos num Estado composto por 2,219 milhões de pessoas”, disse ele. “Não podemos permitir e nem conviver com o trote. Vejam senhores, que das 495.790 chamadas dos três meses de 2015, 41.382 já foram falsas. Foram trotes. Isso dá uma média 8% ao mês. Como se vê, a legião de troteiros atrapalha o Estado e atrapalha o cidadão. Qualquer ação de polícia, qualquer saída a campo, tem custo. E custo alto”, diz o parlamentar.

“Quando agentes da SSP vão atrás de uma ação falsa, perde-se tempo e dinheiro. Mais do que isso: uma outra saída que poderia estar atendendo a uma ocorrência real, pode ficar na pendência. Sem solução. E isso, fatalmente, pode suprimir vidas”, disse o parlamentar.

O deputado do PSB chamou a atenção, ainda, para a importância estratégica do Ciosp. “Pela ação do Ciosp, são supridos de informações instantâneas, ainda, os três Batalhões Militares da Grande Aracaju, o Batalhão de Choque, o COE e o Helicóptero da SSP, o Batalhão de Cavalaria e a Rádio Patrulha”, disse. “O Ciosp abastece com dados estratégicos, ainda, profissionais de estatística, de geografia e de sociologia da SSP - que medem realidades da violência urbana e montam estratégias de enfrentamento”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Agência Alese
Foto: Diego Barboza

Comentários

  • Dalci Batista dos Santos 25/07/2021 às 18:34

    Preciso falar com o senhor 79988120308

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.