Poder e Cotidiano em Sergipe
Lojistas devem estar atentos aos protocolos para retomada das atividades 6 de Agosto 10H:32
SERVIÇO | Por Max Augusto

Lojistas devem estar atentos aos protocolos para retomada das atividades

Sebrae disponibiliza material para orientar empresários na reabertura dos estabelecimentos

Com a publicação da resolução governamental que autoriza a reabertura dos shopping centers a partir do dia 14, os lojistas precisam ficar atentos aos protocolos necessários para garantir o funcionamento dos seus estabelecimentos com segurança e preservando os cuidados com colaboradores, clientes e fornecedores.

E para permitir a adequação desses espaços às normas sanitárias vigentes, o Sebrae coloca à disposição dos empreendedores uma cartilha e uma série de outros materiais com as orientações para a retomada das atividades. Os arquivos podem ser baixados gratuitamente no site www.sebraesergipe.com.br

A primeira dica é em relação aos funcionários. É importante que eles tenham um espaço reservado para guardar bolsas e seus itens pessoais. O processo de chegada ao trabalho deve ser organizado, com a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante. Os uniformes devem ser utilizados apenas no interior da loja, sendo recomendável que os colaboradores não o utilizem no trajeto casa/trabalho/casa.

Os estabelecimentos devem ser limpos e desinfectados antes da reabertura. É preciso dar atenção especial à limpeza de araras, colmeias, vitrines, mesas ilhas, provadores e outras áreas de contato direto com o público, principalmente as que envolvam o toque. Outra sugestão é a retirada dos tapetes, mantendo uma decoração mais minimalista para facilitar o processo de higienização.

Clientes

Com relação ao layout externo, o empresário deve revisitar o salão de vendas e fazer as adequações de loja a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, especialmente no caixa. Adesivos podem ser utilizados no chão para demarcação dos espaços. Se for possível é recomendável a instalação de barreira de vidro ou acrílico nos caixas para ampliar ainda mais a distância e o contato entre colaborador e cliente.

Para evitar aglomerações, é importante organizar uma área de chegada para os clientes, sempre ofertando álcool gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato. Solicite que todos eles estejam de máscara e, caso eles não disponham, tenha um estoque de máscaras descartáveis para oferecer.

“Não é o momento de realizar campanhas que estimulem a presença de muitas pessoas ao mesmo tempo na loja, nem de oferecer serviços e amenidades que retardem a saída do consumidor do estabelecimento ou aumentem a possibilidade de contágio, como a disponibilização de café, doces e poltronas para espera. É importante lembrar também que não é hora de liberar o uso de provadores. Os clientes não devem experimentar roupas, acessórios ou similares”, explica o analista técnico do Sebrae, Thiago Oliveira.

Outro ponto que deve ser salientado é em relação aos produtos que retornam de trocas. Estes devem ser mantidos por 72 horas em quarentena. Nos canais de comunicação da empresa, oriente sobre horários de funcionamento, medidas de saúde e higiene e procedimentos de segurança que sua loja está adotando.

 

Da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae em SE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.