Poder e Cotidiano em Sergipe
Lei torna Rasgadinho Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe 6 de Fevereiro 19H:57

Lei torna Rasgadinho Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe

Em 2015, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aprovou o Projeto de Lei Nº 113/2015, de autoria do deputado estadual Robson Viana (PEN), onde institui bloco carnavalesco Rasgadinho, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, tornando-se Lei Nº 8.086 em 28 de dezembro de 2015, com publicação no Diário Oficial de Nº 27.366.

 

De acordo com o parlamentar, o Projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa, visa a preservação e a valorização da cultura sergipana, através do resgate do Carnaval de rua de Sergipe.

 

“Desde os anos 60, o Rasgadinho vem escrevendo sua história, ao som de marchinhas e com a animação do folião que veste a sua fantasia e vem para a avenida distribuir alegria”, disse o deputado estadual, Robson Viana.

 

 

Em sua 14º edição, o Rasgadinho, o bloco de rua mais animado e famoso de Aracaju, agita os bairros Cirurgia, Getúlio Vargas e Centro, com muito frevo, bonecos carnavalescos e marchinhas carnavalescas de 24 à 28 de fevereiro. A festa popular é realizada tradicionalmente no carnaval, e os foliões não pagam, essa informação foi dada por Marcos Benigno,um dos organizadores do evento, em entrevista ao Jornal Alese, da TV Alese, na manhã desta segunda- feira (06).

 

Segundo Marcos Benigno, este ano, por motivos logísticos, a festa irá acontecer em proporções menores comparado ao ano anterior, com apenas três palcos. A prévia, marcada pela tradicional Feijoada, esta paga, será realizada no próximo dia 19 no Iate Clube de Aracaju, faz parte do calendário oficial que marca a abertura do carnaval de rua do bloco Rasgadinho.

 

A expectativa dos organizadores é de receber mais de 100 mil pessoas por dia com o apoio logístico do Governo do Estado, por meio da SSP, bem como o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da liberação do espaço público. “A gente sabe das dificuldades em que o Estado está passando, por isso o patrocínio não será viável e sim o apoio logístico dos dois poderes, além do apoio do setor privado “, disse Marcos Benigno.


“Não podemos deixar a tradição do Rasgadinho, que completa 54 anos de sua fundação, cair no esquecimento, disse o coordenador do evento, acrescentando que o bloco de rua foi resgatado há 14 anos, e acredita que essa tradição irá se manter viva”, salientou.


História
O bloco Rasgadinho é hoje uma das maiores manifestações carnavalescas de Sergipe. Fundado em 1962, pelo seu Leopoldo e Almari, e completando 50 anos em 2012, o Rasgadinho teve uma pausa na década de 80 após ter marcado várias gerações pelos bairros Cirurgia, Suíssa, Getúlio Vargas até o centro de Aracaju. Ressurgindo em 2003 através de conversa entre amigos.

 

Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.