Poder e Cotidiano em Sergipe
Lei Maria da Penha pode ser estendida a transexuais e transgêneros 15 de Março 7H:46

Lei Maria da Penha pode ser estendida a transexuais e transgêneros

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara está analisando proposta (PL8032/14) que estende o alcance da Lei Maria da Penha para os transexuais e transgêneros que se identifiquem como mulheres.


Transexual é a pessoa que nasce biologicamente com determinado sexo, mas se vê pertencente a outro e cogita fazer tratamentos hormonais e cirurgia para mudar o corpo físico.


Já os transgêneros são identificados em diversos grupos, entre eles os travestis.

A Lei Maria da Penha foi aprovada em 2006 e determina que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, devendo ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público. Esses crimes são julgados nos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher ou, nas cidades em que ainda não existem, nas Varas Criminais.


A autora da proposta, deputada Jandira Feghali, do PC do B do Rio de Janeiro, afirmou que a Lei Maria da Penha já dá essa cobertura, mas, muitas vezes, as interpretações dos juízes não são favoráveis.


"A explicitação protege todos aqueles e aquelas que têm identidade feminina – sejam transexuais ou transgênero –, estejam inseridos igual às mulheres na proteção da Lei Maria da Penha. Então, isso, obviamente, é fundamental que seja feito, o nível de preconceito é muito alto e o risco de elas ficarem completamente sem proteção num momento de violência doméstica e familiar."


A proposta que inclui transexuais e transgêneros na proteção da Lei Maria da Penha ainda vai ser analisada pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça.


Agência Câmara
Foto: Iustrativa/APAV

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.