Poder e Cotidiano em Sergipe
Laranjeiras tem queda na arrecadação e passa por maior déficit financeiro da história 11 de Outubro 18H:32

Laranjeiras tem queda na arrecadação e passa por maior déficit financeiro da história

O município de Laranjeiras vem sofrendo perdas na arrecadação de receita desde o ano passado, porém a partir de junho de 2016 a receita caiu drasticamente. Desde então, a cidade já perdeu cerca de dois milhões de reais na arrecadação.

 

Com isso, o município passa por um período crítico e bastante delicado, tendo que priorizar algumas situações, como pagamento de folha salarial, que também está com pagamento comprometido, assim como os serviços essenciais para o município.



A receita de Laranjeiras já estava tendo cortes há algum tempo, porém, de junho até o decorrente mês, tem despencado cada vez mais, causando grande preocupação ao gestor.

 

“De junho para cá, o município só vem pagando folha com dificuldade. A receita que já vinha ruim despencou e os convênios do estado não estão sendo repassados. Um verdadeiro estado de calamidade”, destacou o prefeito do município, José de Araújo Leite Neto, o “Juca de Bala”.



Segundo a secretária municipal de Finanças, Maria Mendonça, o município vem tendo bastante dificuldade em honrar com os pagamentos. “Desde 2015 o município vem sofrendo quedas na arrecadação, mas de junho até o momento foi impressionante a forma como os valores caíram, principalmente o ICMS. A nossa maior preocupação, no momento, é em honrar com os nossos compromissos, folha dos servidores, magistério e fornecedores”, destacou.



Fundeb
Um dos principais déficits do mês de setembro foi quanto a folha dos profissionais do magistério. Com o aumento do piso salarial e mais alguns encargos, o valor da folha elevou. A prefeitura recebeu, este mês, cerca de 900 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), já a folha de pagamento chegou a cerca de 1,6 milhão, ou seja, a prefeitura teve um déficit de 700 mil reais.



Com isso, os pagamentos estão sendo realizados de acordo com a proporcionalidade. Conforme os recursos entram na receita, a prefeitura realiza o pagamento. Haverá uma transferência automática dos recursos que entrarem para pagamento da folha de professores.

 

Ascom Laranjeiras

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.