Poder e Cotidiano em Sergipe
Lançado portal Vitrine MEC de Tecnologia 12 de Dezembro 17H:25
COTIDIANO

Lançado portal Vitrine MEC de Tecnologia

Ferramenta reunirá ativos de propriedade intelectual das universidades e institutos federais para o setor produtivo. Objetivo é estimular e simplificar processo de transferência das tecnologias

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), lançou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, o portal Vitrine MEC de Tecnologia, que reunirá os ativos de propriedade intelectual das universidades públicas federais, estaduais e municipais, e privadas, além dos institutos federais. O objetivo é estimular e simplificar o processo de transferência das tecnologias desenvolvidas pelas universidades e institutos federais para o setor produtivo. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório do Ministério, em Brasília (DF), e foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube.

A secretária da Sesu Denise Pires, destacou a importância da ferramenta para que o Brasil tenha um ambiente de inovação consolidado, que possibilite a exportação de conhecimento e de tecnologias. Também afirmou que a maior parte das universidades federais não estão com os seus Núcleos de Inovação Tecnológica?(NITs) estruturados, mas que em 2024 trabalhará para estruturá-los. “A produção do conhecimento no Brasil é importante e potente para fazer com o que o País se desenvolva. A Vitrine MEC é um trabalho inicial, mas bastante importante, não só pelo conteúdo em que traz, mas para que a gente possa mudar essa cultura no Brasil”, disse.

"A produção do conhecimento no Brasil é importante e potente para fazer com o que o País se desenvolva. A Vitrine MEC é um trabalho inicial, mas bastante importante, não só pelo conteúdo que traz, mas para que a gente possa mudar essa cultura no Brasil e valorizar mais a inovação” - Denise Pires, Secretária de Educação Superior do MEC  

Denise Pires lembrou, ainda, que “para a transição ecológica é importante que nós continuemos não só produzindo conhecimento, mas fazendo com o que esse conhecimento gerado se transforme em produto para a sociedade, porque, afinal de contas, somos instituições de ensino, pesquisa e extensão”, reforçou.

Na mesma linha, o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Getúlio Marques Ferreira, pontuou a importância da inovação para o desenvolvimento e reforçou o papel fim dos Institutos Federais. “Os institutos percorrem por um caminho diferente das universidades. É uma verticalidade que a gente pode até chegar lá, mas não é o nosso fim: a pós-graduação e a graduação. O nosso fim é atendermos a demanda do País no ensino técnico e, logicamente, naqueles setores longínquos em que as universidades não chegam, a gente pode contribuir”, explicou.

De acordo com Getúlio Marque, o portal Vitrine MEC de Tecnologia trará não só a transparência como surpreenderá ao apresentar tudo o que as universidades públicas e as privadas podem fazer pelo País.

A secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Verena Hitner, destacou que o momento é de construção de políticas de desenvolvimento. “O que estamos fazendo aqui hoje é muito importante não só para o País, mas para tudo o que esperamos construir no futuro”. Também lembrou que o governo disponibilizou recurso para os próximos quatro anos, voltados para a inovação, com o intuito de permitir a transformação da pesquisa em conhecimento.

A plataforma foi apresentada por Emanuela Dias, servidora do Gabinete da Sesu e autora da dissertação de mestrado “Vitrine MEC de Tecnologias: da proposta ao desenvolvimento de plataforma web para o apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica das universidades brasileiras". Segundo ela, a ferramenta foi criada com base em quatro pilares: Acesso, Divulgação, Transferência de Tecnologia e Objetivo. Quanto à divulgação, Emanuela Dias destacou que “nem todas as universidades possuem uma vitrine de tecnologia a fim de divulgar seus ativos de propriedade intelectual. Ou seja, nem todas têm uma divulgação ampla e fica difícil de o mercado acessar essas tecnologias para uma possível transferência ou possível parceria”, explicou.

De acordo com Emanuela, a plataforma estará em constante aprimoramento por parte da Sesu e da equipe de tecnologia do MEC, de modo a ampliar o portal, para que ele apresente, também, outros ativos que ajudem os NITs a firmarem parceria e aumentar a interação público-privado.

Participantes – Também estiveram presenta na cerimônia: Cristiano Coimbra, coordenador-geral de Auditoria da área de Educação Superior da Controladoria Geral da União (CGU); Gesil Sampaio, presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); além de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Vitrine MEC de Tecnologias – O portal Vitrine MEC de Tecnologias beneficiará as universidades, o setor produtivo e a sociedade em geral ao conferir visibilidade às tecnologias brasileiras. Também funcionará como um catalisador na transformação do conhecimento científico em inovação, facilitando a transferência de tecnologia nas seguintes categorias de propriedade intelectual: Patentes de Invenção; Modelos de Utilidade; Desenhos Industriais; Cultivares; e Programa de Computador.

Além disso, o portal oferecerá um panorama nacional de propriedade intelectual e disponibilizará uma calculadora para aferir o nível de Maturidade Tecnológica e Comercial (TRL e CRL) dos ativos de propriedade intelectual, ferramenta essa que estará à disposição das universidades e da sociedade.

Álbum de fotos
Vídeo da transmissão

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 

Foto: MEC

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.