Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio se reúne com vice-presidente Alckmin para falar sobre o fortalecimento da indústria brasileira 31 de Agosto 10H:59
COTIDIANO

Laércio se reúne com vice-presidente Alckmin para falar sobre o fortalecimento da indústria brasileira

O senador Laércio Oliveira participou de uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e representantes do setor siderúrgico brasileiro para tratar sobre o fortalecimento da indústria nacional. O setor informou que está havendo um aumento constante das importações de aço. O objetivo é a adoção de medidas por parte do governo para amenizar a situação.

“Como todos sabem, a minha principal defesa é o emprego. Esse setor gera 130 mil empregos e milhões na cadeia produtiva, mas está operando com capacidade ociosa na faixa de 40%. Em julho a importação de aço subiu 78% – a maioria vem da China – E isso tem que ser repensado”, disse o senador.

Os representantes das siderurgias consideraram como relevante o retorno das alíquotas de importação ao nível anterior às duas baixas feitas em 2021 e 2022, que somaram 20%. Segundo eles, esse mês o México elevou suas tarifas de 15% para 25%, e agora está no mesmo patamar dos EUA, com a seção 232 de Donald Trump, em 2018.

Com essa barreira ampliada, mais salvaguardas da União Europeia, o aço chinês e de outros países vão buscar mercados de defesa comercial fraca, como é o caso do Brasil, com alíquota de 9,6%.

Assim, o mercado interno está fraco e as exportações têm dificuldade de crescer, enquanto as importações estão em forte alta, beneficiadas por câmbio, preços baixos lá fora e excesso de oferta chinesa e mundial.

 

GÁS E FERTILIZANTES


O senador aproveitou a oportunidade para falar para o vice-presidente sobre projetos de sua autoria, estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, a exemplo do Profert que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes. “O Brasil importa pelo menos 85% dos fertilizantes utilizados no agronegócio. A guerra entre Rússia e Ucrânia agravou a dependência do fertilizante importado, impactando a economia brasileira.

Reduzir a dependência da importação eleva o resultado da balança comercial do nosso país e é isso que que aponta para um país sólido, forte e pujante”, disse, o parlamentar, acrescentando que esse projeto já está senado analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Outro projeto destacado pelo senador foi o Proescoar que cria estímulo ao escoamento e consumo de Gás Natural e prevê benefícios para aumento da produção nacional e desenvolvimento do mercado de gás natural no país. “Eu fui relator da Lei do Gás, como o senhor sabe, já que tratamos desse assunto em outras ocasiões. E o projeto dá continuidade a essa pauta tão importante para o fortalecimento da indústria brasileira e a geração de empregos”, disse.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.