Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio propõe a realização de debate em Aracaju sobre terrenos de marinha 22 de Julho 16H:00

Laércio propõe a realização de debate em Aracaju sobre terrenos de marinha

O deputado federal Laércio Oliveira (SDD) enviou um requerimento solicitando a realização em Aracaju de um Fórum de Debates da Comissão Especial do Terreno de Marinha. O evento terá a participação de representantes da Prefeitura Municipal e do escritório local da Secretaria de Patrimônio da União.


Na justificativa, o parlamentar defendeu que o tema é de grande relevância para os aracajuanos. “Onze bairros da cidade são constituídos por terrenos de marinha. O que for decidido por nos afetará diretamente”, informou Laércio.

A Comissão especial da Câmara dos Deputados foi criada para discutir a PEC 39/2011, que extingue o instituto jurídico dos terrenos de marinha - nome dado aos terrenos situados na orla marítima de toda a costa brasileira e nas margens de rios e lagos.


Pela Constituição, essas áreas pertencem à União, que cobra pela sua utilização. “Conforme a proposta, a grande maioria dos terrenos, que hoje é ocupada por particulares, poderá ser transferida em definitivo para os ocupantes”, informa Laércio Oliveira, que é membro da comissão.


O Congresso aprovou recentemente o projeto que reduz as taxas do terreno de Marinha (PL 5627/13). O texto foi aprovado com uma emenda do deputado federal Laércio Oliveira que retira os impostos sobre o valor das benfeitorias nos terrenos.


“Além da taxa de ocupação, o cidadão que vive em terrenos de marinha tem que pagar à União 5% do valor do terreno incluindo as benfeitorias que fez na área. Minha emenda acabava com essas taxas sobre as benfeitorias, mas ela foi vetada pela presidente Dilma, quando ela sancionou a lei que reduzia as taxas”, afirmou Laércio, acrescentando que a PEC que está sendo discutida agora pretende acabar com todas as taxas.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.