Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio Oliveira diz que simuladores para autoescolas devem ser facultativos 25 de Abril 4H:52

Laércio Oliveira diz que simuladores para autoescolas devem ser facultativos

Simuladores para as pessoas aprenderem a dirigir são ou não são necessários antes das aulas práticas? Esse foi o principal tema da audiência pública que tratou da obrigatoriedade do uso dos equipamentos por autoescolas. O deputado federal Laércio Oliveira defendeu que o uso dos simuladores sejam facultativos, não obrigatórios. A polêmica está em torno da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige, a partir de junho, 5 horas de aulas em simuladores de direção. A audiência foi promovida pelas comissões de Viação e Transportes; de Defesa do Consumidor; e de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados.

No início do mês, a Câmara dos Deputados rejeitou um projeto que reitera a norma do Contran (PL 4449/12). Por conta dessa decisão, o advogado especialista em Trânsito, Marcelo Araújo defendeu, na audiência, que o conselho recue da resolução. Ele salientou que o Contran tem o poder para emitir regulamentações referentes ao trânsito, mas que o poder legislador do Congresso Nacional está acima disso.

Tramita na Casa ainda um projeto de decreto legislativo (PDC 1263/13) que susta a norma do Contran, que está pronto para ser votado no Plenário.

A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito, Maria Cristina Hoffman, defende que o início do aprendizado de direção comece num ambiente seguro, por meio dos simuladores, e não na rua. Embora tenha ressaltado a eficácia do simulador para a formação do condutor, o presidente da organização não governamental Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, afirmou que os simuladores disponíveis no mercado hoje precisam de adaptações, como ajustes de tela para evitar o desconforto causado com o uso, como náusea.

Além disso, alguns simuladores carecem de fidelidade com a realidade - por exemplo, algumas placas são diferentes das reais; em outros, faltam placas. Ele defende uma metodologia de ensino padronizada. “Do jeito que está, é problemático”, completou.

Segundo Laércio Oliveira, além de aumentar o custo para as pessoas que vão aprender a dirigir e os problemas dos simuladores brasileiros, em nenhum país do mundo é obrigatório.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.