Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio Oliveira apoia proposta do Pronampe com exigência de manutenção de empregos 22 de Março 20H:31
PODER

Laércio Oliveira apoia proposta do Pronampe com exigência de manutenção de empregos

Com o voto favorável do senador Laércio Oliveira (PP-SE), o Plenário aprovou a Medida Provisória 1.139/2022, que aumentou de 48 para 72 meses o prazo máximo de pagamento dos empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Durante a votação, Laércio elogiou o trabalho da relatora, Zenaide Maia (PSD-RN), e argumentou que as novas regras ajudam a manter os empregos e o funcionamento das empresas. O senador sergipano lembrou que o texto estabelece que as empresas que contratarem novos empréstimos ou prorrogarem os contratos em vigor terão que assumir o compromisso de não diminuir o número de empregados até quitar o financiamento.

“Essa medida traz de volta a esperança para as micro e pequenas empresas que queiram aproveitar este bom momento após a pandemia para reinvestir em seus negócios, promover o desenvolvimento e a geração de empregos”, disse Laércio.
O senador também explicou que o Pronampe foi criado para ajudar os pequenos negociantes a enfrentar as consequências da pandemia da Covid-19, em especial a queda de receita e a falta de acesso a crédito. E defendeu que a proposta aprovada tem uma grande repercussão na economia.


“Estes empresários enfrentavam grandes dificuldades e precisavam de recursos. Cada um de nós, senadoras e senadores, precisa ter a dimensão exata do que isso representa para o setor produtivo nacional, que gera riqueza e renda”, justificou.
Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), mais de 1 milhão de micro e pequenas empresas já foram beneficiadas pelo Programa. O dinheiro pode ser usado a compra de equipamentos e mercadorias, a realização de reformas e o pagamento de salários dos funcionários e de contas. É proibido o uso destes empréstimos visando a distribuição de lucros.

Acesso ao crédito mais barato


O projeto aprovado pelo Congresso ainda torna permanente o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito na modalidade garantia (Peac-FGI), cuja vigência acabaria em 31 de dezembro de 2023. Ainda pelo Peac-FGI, o prazo de pagamento dos empréstimos passa de cinco para seis anos. O texto reabre, por mais um ano, o prazo para empresas pedirem a renegociação de empréstimos tomados com recursos dos fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro Oeste (FCO).
A proposta que segue agora para sanção presidencial também altera a taxa de remuneração do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O texto prevê a volta da Taxa Referencial (TR) na remuneração de recursos do fundo usados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A TR, que acumulou 1,78% nos últimos 12 meses, será usada para remunerar tanto os empréstimos reembolsáveis quanto os não reembolsáveis tocados pela Finep. Hoje é usada a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que está em 7,37% ao ano.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.