Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio defende exploração de petróleo e gás da Margem Equatorial 31 de Maio 19H:56
PODER

Laércio defende exploração de petróleo e gás da Margem Equatorial

Em discurso no Plenário, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) defendeu a autorização de pesquisas para exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial, área que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. O senador sergipano destacou o imenso potencial e disse que a produção de combustível na região é o passaporte para o futuro do Norte e Nordeste do Brasil.

“É importante uma autorização urgente. Existe a possibilidade de gerar empregos, aumentar a arrecadação e participar de um desenvolvimento regional e nacional. O governo precisa assumir uma posição firme em defesa do aproveitamento da riqueza do povo brasileiro que está no subsolo”, afirmou.


Laércio lembrou que enquanto a Guiana, que faz fronteira com o Amapá, explora petróleo na Margem Equatorial e vive um forte crescimento econômico, o IBAMA negou a emissão da licença ambiental para a perfuração de um poço a 500 Km da foz do Rio Amazonas.


“É um enorme contrassenso o estado brasileiro não poder sequer conhecer as riquezas do seu litoral. A Guiana deverá experimentar os maiores índices de crescimento do PIB do planeta nos próximos anos. Não tem sentido os países vizinhos atraírem investimentos e riqueza, com quase uma centena de poços perfurados e a descoberta de mais de 13 bilhões barris de petróleo, e o Brasil ficar parado na burocracia do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA”, lamentou Laércio, que defendeu a atuação da Petrobras na região.


“A Petrobras, hoje detentora dos direitos exploratórios da Margem Equatorial, seguramente está entre as empresas mais qualificadas para as atividades de exploração em águas profundas e ultra profundas”, concluiu Laércio ao ressaltar que é preciso evitar que, por causa da questão da transição energética, os recursos inexplorados se tornem inviáveis a longo prazo.

Concorrência no mercado de gás natural


Em outro pronunciamento no Plenário, o senador sergipano lembrou que 2 anos após a aprovação da nova Lei do Gás, relatada pelo próprio Laércio ainda na Câmara dos Deputados, o setor registrou enormes avanços mas lamentou que ainda exista uma forte concentração na comercialização do gás natural.


“Isso termina por inibir a concorrência, impedindo uma queda dos preços e fazendo com que o preço do gás natural no Brasil seja um dos mais elevados do mundo”, argumentou.


Para Laércio, no momento em que o Governo Federal está implementando o programa Gás para Empregar e discutindo um plano de reindustrialização do Brasil, é fundamental aumentar a oferta de gás natural nacional e estimular o consumo do combustível.

Laércio destacou ainda que a nova Lei do Gás estabelece o papel da Agência Nacional de Petróleo em garantir a competição entre os produtores e comercializadores. Neste sentido, a diretoria da ANP, em reunião do último dia 25 de maio, apreciou Diagnóstico Concorrencial da Indústria do Gás Natural Brasileira, visando o Programa de Redução de Concentração.


“Esperamos que essa importante iniciativa da ANP tenha celeridade nos encaminhamentos formais para definição das medidas que serão necessárias para remediar a situação e que o Programa de Redução de Concentração possa ser implementado com a maior brevidade possível”, concluiu.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.