Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio comemora a retomada da Unigel em Sergipe. O trabalho para viabilizar suprimento de gás a preços competitivos 17 de Agosto 22H:32
COTIDIANO

Laércio comemora a retomada da Unigel em Sergipe. O trabalho para viabilizar suprimento de gás a preços competitivos

A Unigel – maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados – anunciou nesta quinta-feira, 17, a reabertura da fábrica de Laranjeiras. O senador Laércio Oliveira comemorou a notícia da reabertura, ainda que em caráter temporário, graças ao apoio do governador Fábio Mitidieri. O parlamentar lembra que a luta foi grande para essa reabertura, mas para a solução permanente e sustentável economicamente, é preciso ter um suprimento de gás a preço competitivo, compatível com os praticados nos países que também produzem fertilizantes.

“É preciso que o programa Gás para Empregar do governo federal consiga viabilizar uma redução expressiva no preço do gás natural. O programa visa incentivar o processo de reindustrialização nacional através do aumento da produção de gás nacional, gerando emprego e renda e trazendo segurança energética para o Brasil.

Laércio explicou ainda, que paralelamente tem trabalhado no Senado para aprovar projetos para melhorar o ambiente de negócios, como foi a Lei do Gás, um importante marco para o setor. “A perspectiva, a partir de 2028, é de produção de 240 mil barris de petróleo por dia e 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia no estado de Sergipe, através do Projeto Sergipe Águas Profundas. Por isso, me dediquei à elaboração do Projeto de Lei que cria estímulo ao escoamento e consumo de Gás Natural (Proescoar), que prevê benefícios para aumento da produção nacional e desenvolvimento do mercado de gás natural no país”, disse.
Outro projeto de autoria do senador que tramita no Senado é o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert), que está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira. “O Brasil importa pelo menos 85% dos fertilizantes utilizados no agronegócio. A guerra entre Rússia e Ucrânia agravou a dependência do fertilizante importado, impactando a economia brasileira. Reduzir a dependência da importação eleva o resultado da balança comercial do nosso país e é isso que que aponta para um país sólido, forte e pujante. Sergipe é a nova estrela do gás, porque nós temos essa riqueza em abundância. Portanto, o nosso estado surge com uma solução”, disse.

Unigel

Segundo Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel, a movimentação acontece após discreta melhoria do ciclo petroquímico como um todo. “O cenário da indústria química ainda se mostra desafiador, mas nós entendemos que é um momento de retomar as atividades de forma gradual e responsável. Prevemos um aumento da demanda de ureia até o final do ano em razão da próxima safra de inverno”, explica Roberto.

Adicionalmente, a Unigel retomou esta semana a produção da Unidade de Estireno localizada em Cubatão (SP) e, a partir de setembro, a fábrica de Sergipe também volta às atividades operacionais. Além disso, segue em tratativa com a Petrobrás voltada para os projetos da companhia focados em energia renovável e fertilizantes, conforme em comunicado veiculado em junho deste ano.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.