Poder e Cotidiano em Sergipe
Justiça proibe Tim, Vivo e Claro de enviar mensagens publicitárias em SE 16 de Março 17H:25

Justiça proibe Tim, Vivo e Claro de enviar mensagens publicitárias em SE

As empresas Tim Nordeste, Vivo, Claro e Oi estão proibidas de enviar mensagens publicitárias por meio de internet, SMS e WAP sem a autorização prévia e expressa dos usuários de telefonia móvel.


A liminar, obtida pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), em novembro de 2015, abrange clientes de todo o território sergipano.


 A Justiça Federal determinou que operadoras estão proibidas de descontar créditos pré-pagos ou lançar na fatura mensal valores referentes à cobrança de serviços prestados por terceiros ou pelas próprias operadoras sem o consentimento dos usuários.
Segundo a ação, essa é uma das principais queixas dos consumidores.

A Anatel também está obrigada a fiscalizar se a decisão está sendo cumprida. Em caso de descumprimento, as empresas serão multadas.


Direitos do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), estabeleceu como direitos básicos “a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”, além de “a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva”.


Para a procuradora da República Martha Carvalho é importante intervir para o equilíbrio da relação entre o consumidor e o fornecedor de serviços: “É contra esta atuação abusiva que se insurge o MPF, com o objetivo de equilibrar a relação de consumo existente entre as operadoras de telefonia e os usuários”.


A ação tramita na Justiça Federal com o número 0802637-95.2015.4.05.8500.


Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.