Poder e Cotidiano em Sergipe
Justiça garante acesso da população ao Rio, no Robalo 4 de Fevereiro 17H:23

Justiça garante acesso da população ao Rio, no Robalo

Áreas particulares impedem a passagem da comunidade em geral ao rio Santa Maria
 
 
Após ação do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), Justiça Federal condena a União, a Prefeitura Municipal de Aracaju e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) a garantir acesso de todos os cidadãos ao Rio Santa Maria, localizado no Robalo, em Aracaju. A área estava cercada por particulares, impedindo a passagem de pescadores e da comunidade em geral.
 
Em acordo firmado em 2008, a Secretaria do Patrimônio da União em Sergipe (SPU/SE), a Emurb, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) garantiram um acesso ao rio de dois metros de largura entre duas propriedades. Mas, posteriormente, a Associação de Moradores do Robalo informou que, durante o dia, o acesso estava sendo fechado. Diligências feitas pelo MPF confirmaram as informações.
 

Segundo o juiz Federal Ronivon Aragão, “a inadequação do acesso ao rio Santa Maria, assim como na área de manguezal é uma flagrante vedação desse direito de uso pela coletividade”.
 

Condenações
Atendendo aos pedidos do MPF, a Justiça Federal condenou o Município de Aracaju, a Emurb e a União a realizar, no prazo de 60 dias, o registro em cartório da área do Rio Santa Maria como de uso público e inscrita no cadastro da SPU/SE como área de domínio federal. Além disso, os réus têm um prazo de 30 dias para fixar placas indicativas de que a área é de acesso livre.
 

Ainda foi determinada, no prazo de 90 dias, a delimitação, a pavimentação e a implementação de todas as medidas urbanísticas necessárias à acessibilidade ao rio, retirando eventuais cercas instaladas em seu trajeto.
 

O processo tramita na Justiça Federal com o número 0003131-61.2013.4.05.8500.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.