Poder e Cotidiano em Sergipe
Juiz sergipano disputa vaga no CNJ 3 de Agosto 17H:44
PODER

Juiz sergipano disputa vaga no CNJ

Indicados serão escolhidos pelos ministros do STF, por votação em sessão administrativa, em data a ser definida.

Está disponível no portal do Supremo Tribunal Federal (STF) a lista dos magistrados inscritos interessados em ocupar duas vagas de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As vagas são destinadas a desembargador de Tribunal de Justiça e a juiz estadual, em decorrência do iminente término do mandato de seus atuais ocupantes. Em conformidade com o previsto na Resolução 503/2013 do STF, estão à disposição do público também os links para os respectivos currículos dos inscritos.

O juiz de Direito Paulo Marcelo Silva ledo, que atua em Sergipe desde 1997, está na disputa.

O procedimento teve início no dia 28 de junho, com a publicação do edital de convocação no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do STF. A indicação de um desembargador de TJ e um juiz estadual para compor o CNJ está prevista no artigo 103-B, incisos IV e V, da Constituição Federal.

Procedimentos

Os currículos inscritos serão apresentados aos ministros do STF para escolha dos indicados em sessão administrativa da Corte, com data a ser definida, quando caberá a cada ministro votar no nome de um magistrado por vaga.

Os ministros do Supremo poderão apresentar nomes de magistrados, independentemente da inscrição voluntária disciplinada na resolução.

O magistrado que obtiver maioria absoluta dos votos será indicado. Caso nenhum magistrado alcance a maioria absoluta de votos, será realizada nova votação, em que concorrerão os candidatos que tenham obtido as duas maiores votações na etapa anterior. Nessa segunda etapa, será indicado o magistrado que obtiver a maioria simples dos votos. No caso de empate, o magistrado mais antigo na carreira será escolhido.

O nome do magistrado escolhido será publicado no DJe e no site do Supremo.

Currículo

Paulo Marcelo Silva ledo é juiz de direito do Estado de Sergipe desde 1997. Foi membro titular da Turma Recursal no biênio 2015/2017. É Magistrado Titular do Juizado Cível e Criminal da Comarca de São Cristóvão/SE.

Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador/BA (1992). Inicialmente foi aprovado em concurso público de provas para o cargo de Auxiliar Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, exercendo as funções de 1990 a 1993. Após, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, exerceu as funções do cargo de Procurador do Estado de Pernambuco entre 1993 a 1997. Foi aprovado em 1997 no concurso de provas e títulos para o cargo de Procurador da Fazenda do Estado da Bahia, não assumindo as funções.

É pós-graduado em Novo Direito Civil pela Universidade de Santa Catarina - UNISUL (2004/2006). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2019).

 

Confira aqui a lista de inscritos para a seleção de Conselheiros do CNJ 

 

Com informações do STF

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.