Poder e Cotidiano em Sergipe
Jorge Carvalho recebe comissão de pais e alunos contrária à ocupação de escolas 22 de Novembro 18H:37

Jorge Carvalho recebe comissão de pais e alunos contrária à ocupação de escolas

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 22, representantes do Movimento “Desocupa Já”, de alunos e pais de alunos do Colégio Estadual João Costa contrários à ocupação ocorrida na escola e em outras unidades de ensino de Sergipe.

 

A comissão pediu celeridade por parte da Secretaria de Estado da Educação quanto ao ingresso na Justiça do pedido de desocupação, e entregou ao chefe da Educação um documento contendo mais de 190 assinaturas de estudantes, além de um ofício contendo dispositivos legais contrários ao ato da ocupação.

 

“Decidimos vir até o secretário porque entendemos que a Educação é um direito fundamental, e mesmo por qualquer fato político que esteja acontecendo no país, o ensino não pode ser interrompido. O direito de manifestação tem limites. A educação não, é fundamental”, afirmou Matheus Ramalho, líder do Movimento, ao pedir celeridade ao secretário Jorge Carvalho, quanto à entrada do pedido de desocupação e reintegração de posse do Colégio João Costa.

 

O estudante Bruno das Chagas, do 3º ano B do ensino médio da unidade escolar, também participou da reunião e disse se sentir prejudicado por estar em período de avaliação escolar. “Entraríamos na terceira prova por esses dias e vão ser adiadas. O calendário letivo já está atrasado e nos prejudicamos cada vez mais”, afirmou.

 

Jorge Carvalho disse ficar feliz por ser uma manifestação da sociedade civil contrária às ocupações e que vem ao encontro da preocupação da Seed. “Entendemos que a maior preocupação da Secretaria de Estado da Educação neste momento é quanto à questão de que a atividade letiva funcione sem objeções”, destacou.

 

Carvalho ainda ressaltou que tem acompanhado e buscado o mais adequado caminho jurídico a seguir junto à Procuradoria Geral do Estado, aos ministérios públicos Estadual e Federal. Também tem dialogado com a Segurança Pública do Estado, para que não haja medidas de força.

 

Colégio Dom Luciano

Quanto ao Colégio Dom Luciano, depois de 11 dias sem aula, os alunos voltaram às atividades escolares nesta segunda-feira, 21, após o prédio público ser desocupado pacificamente por notificação da Justiça.

 

Antes da saída dos alunos, a diretora de Educação de Aracaju (DEA), Eliane Passos, e a diretora da unidade de ensino, Marli Barreto, realizaram uma vistoria em todas as dependências do Dom Luciano.

 

Na manhã desta segunda-feira, 21, a diretora da DEA, Eliane Passos, recebeu vários pais de alunos que foram agradecer a interferência da Seed para resolver a questão da ocupação do prédio público, evitando que os alunos ficassem prejudicados no ano letivo.

 

SEED

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.