Poder e Cotidiano em Sergipe
Jailton é contra reajuste da passagem do transporte coletivo de Aracaju 9 de Dezembro 12H:00

Jailton é contra reajuste da passagem do transporte coletivo de Aracaju

Compreendendo o momento econômico delicado vivenciado por todos os cidadãos aracajuanos assim como os demais brasileiros, o vereador Jailton Santana (PSC) utilizou o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira (9) para declarar que reprova qualquer possibilidade de reajuste da tarifa paga pelos usuários do transporte coletivo da Grande Aracaju.


O vereador disse que, assim como ocorre todos os meses, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Aracaju (Setransp) encaminhou a planilha de custos das empresas à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).


Para Jailton, nos últimos meses foram observadas perdas, no entanto, não é o consumidor final quem deve pagar essa conta.
 


“As empresas têm pleiteado o aumento porque nos últimos meses acumularam prejuízos em função do reajuste no preço de materiais, dos combustíveis e nas despesas com pessoal. Contudo, não é o momento de transferir o aumento para o usuário porque ele também tem sofrido com a crise econômica. Em hipótese alguma votarei a favor da majoração da tarifa”, afirma Santana.
 

O parlamentar defende ainda que a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo do Estado se unam para desonerar a planilha de custos das empresas, abrindo mão da alíquota repassada ao Município e reduzindo impostos, por exemplo.


“É preciso buscar alternativas para que a população não seja penalizada. A Prefeitura de Aracaju poderia abrir mão do repasse que recebe para o gerenciamento do sistema que hoje é de quase 5% e também buscar parceria com o Estado para reduzir o ICMS pago sobre o diesel na capital sergipana”, sugere Jailton.
 

O último reajuste de 14,9% aprovado pela CMA passou a valer em janeiro deste ano, quando o preço pelo serviço saltou de R$ 2,35 para R$ 2,70. Diariamente mais de 300 mil pessoas utilizam os coletivos na capital e região metropolitana.


Fonte: Assessoria do Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.