O governador Jackson Barreto assinou nesta manhã de terça-feira, 29, o Termo de Permissão de Uso para cessão, à Universidade Tiradentes (Unit), do imóvel Galeria de Arte Ana Maria, localizado na orla de Atalaia, em Aracaju. A cerimônia que aconteceu no Palácio dos Despachos, contou com o reitor da Unit, Joubert Uchôa e secretários estaduais. A Galeria servirá como sede do “Memorial do Sergipe”, que atualmente está situado atualmente à Avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho. Com a iniciativa, o imóvel ganhará nova funcionalidade e sergipanos e turistas desfrutarão de um novo espaço cultural em Aracaju. De acordo com o governador Jackson Barreto, o momento era de alegria. “Quando o Governo do Estado foi procurado pela Unit por meio do seu reitor, no sentido de dá a galeria Ana Maria uma utilidade, pois o prédio estava abandonado ficamos satisfeitos. Fizemos esse gesto com alegria, porque agora a galeria terá utilidade”.
Ele lembrou que acervos importantes da história de Sergipe terão mais visibilidade. “Todo o acervo da professora Rosa Faria, de Luiz Antônio Barreto, Lourival Batista, documentos e monumentos da história da nossa cidade estará em um local onde o turismo é mais forte e presente e o memorial irá mostrar aos turistas a nossa história. A Unit está dando uma grande contribuição a cultura sergipana”, ressaltou o governador.
O reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchôa disse que uma dos objetivos da instituição é preservar a memória do Estado. “É uma preocupação da Unit preservar a memória de Sergipe, a história dos homens e mulheres que fizeram a grandeza dessa terra”.
Além de revitalizar aquela área, a cessão do imóvel possibilitará que os cidadãos tenham ainda mais acesso ao acervo sociocultural do estado. Secretaria de Estado da Cultura e Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Unit pacturam ainda que a Galeria de Arte Ana Maria também será um ambiente voltado às artes plásticas, a fim de disseminar e promover os trabalhos elaborados em torno deste segmento.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, nada mais justo que o espaço público com as características da Galeria e localizado na orla tenha como destino a sede do Memorial de Sergipe. “Para nós é algo que fortalece a política de cultura e turismo do governo e cria um equipamento dotado de infraestrutura para que nossos turistas e a população possam mergulhar na história e conhecer a trajetória e identidade da gente sergipana”.
Ela lembrou ainda de outros espaços que transbordam cultura sergipana. “Os roteiros culturais fazem parte da busca que o turista faz de conhecer o que é diferente, temos hoje em Aracaju exemplos como o Palácio Museu Olímpio Campos e o Museu da Gente Sergipana e o Memorial faz parte desse conjunto de equipamentos que permitem que o turista entre contato com nossa realidade e elementos formadores da nossa identidade”.
A diretora do Memorial de Sergipe, Fabiana Carnavali antecipou que será mantido no novo espaço o acervo de Rosa Faria que trabalhava a identidade do povo sergipano. “Teremos também a Segunda Guerra Mundial, religiosidade, folclore, cultura popular, mas o tema principal será surpresa”.
O secretário do Turismo em exercício, José Roberto Lima disse que “ganha a cidade de Aracaju com espaço adequado para mostrar todo o acervo que a Unit possui e ganham os turistas que terão mais uma opção na orla de Atalaia de um espaço cultural tão rico e diverso com o Memorial”.
Cessão
Até então, a galeria estava cedida à Secretaria de Estado do Turismo. Com a assinatura do Termo, o ITP passa a ser o novo permissionário do espaço pelos próximos 20 anos – prazo que poderá ser prorrogado. Será permitido ao instituto realizar obras de manutenção, construção, reforma e adequação, desde que estejam relacionadas às atividades desenvolvidas.
O Memorial de Sergipe
O Memorial é o órgão de cultura da Universidade Tiradentes. Idealizado por professores do Departamento de Educação da Universidade Tiradentes, o Memorial foi inaugurado em 20 de janeiro de 1998, com o objetivo de preservar, conservar, estimular e divulgar a cultura sergipana através de suas representações.
Integra o Memorial de Sergipe o Centro de Memória Lourival Baptista que abriga documentação e acervo particular do Ex-Governador Lourival Baptista. Memorial de Sergipe e o Centro de Memória Lourival Baptista possuem mais de 20 mil objetos da história de Sergipe.
Presenças
Participaram da cerimônia os secretários de Estado da Casa Civil, José Sobral; do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama. Além do diretor de Infraestrutura e Manutenção da Unit, Dionísio Uchoa e o superintendente de Relações Institucionais da Unit, Ihanmarck Damasceno.