Poder e Cotidiano em Sergipe
ITPS fiscaliza e coleta colchões durante operação em fábricas 11 de Dezembro 18H:30
COTIDIANO | Por Max Augusto

ITPS fiscaliza e coleta colchões durante operação em fábricas

Ação ocorre também em municípios sergipanos como, Nossa Senhora da Glória, Ribeirópolis e Itabaiana

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), realizou nesta segunda-feira, 11, uma operação em fábricas de colchões e colchonetes de espuma flexível, no município de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. Até o momento, foram coletados dez colchões, que serão testados pelo Inmetro.

Desde a última sexta-feira, 8, os agentes fiscais do ITPS percorrem municípios sergipanos, incluindo Nossa Senhora da Glória, no alto sertão, e Ribeirópolis e Itabaiana, ambos no agreste, coletando amostras de colchões em fábricas locais. A ação visa garantir que os produtos atendam aos requisitos do Inmetro, assegurando qualidade aos consumidores.

A operação, realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), busca coibir a produção e comercialização de itens que não estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador. Empresas em situação irregular serão notificadas e estão sujeitas a multas, que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Segundo a gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida, o consumidor, ao adquirir um colchão ou colchonete, deve estar atento ao selo de identificação do Inmetro, que certifica que o produto passou por rigorosos testes em laboratório. “A certificação assegura que o produto possui a densidade correta, garantindo conforto e durabilidade. A obtenção da nota fiscal também é fundamental, pois comprova a regularidade da compra”, orienta.

“Os consumidores podem contribuir para a segurança de suas compras, verificando a conformidade dos produtos e denunciando eventuais irregularidades aos órgãos competentes. O ITPS permanece atento e dedicado a assegurar que os colchões e colchonetes disponíveis no mercado atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores”, alertou Maria Inêz de Almeida.

Denúncias

Para fazer uma denuncia no ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 99191-3042, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Foto: Gabriel Ribeiro
Fonte: Agência Sergipe de Notícias

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.