Poder e Cotidiano em Sergipe
Itabaianinha: Senac/SE participa da segunda visita técnica do Vai Turismo Sergipe 2 de Fevereiro 18H:16
COTIDIANO

Itabaianinha: Senac/SE participa da segunda visita técnica do Vai Turismo Sergipe

A segunda visita técnica do programa Vai Turismo, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Sergipe, capitaneado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, aconteceu na última sexta-feira, 27, em Itabaianinha. Os integrantes do grupo, que conta com representantes da Fecomércio, Senac, Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e das quatro prefeituras envolvidas no programa, iniciaram a visita pela Casa da Cultura, localizada na Praça Tamarindo, marco zero da cidade.

Essa segunda etapa do programa, aqui em Sergipe, visa fazer o levantamento técnico das potencialidades turísticas de São Cristóvão e Laranjeiras, que compõem a Rota Religiosa, e de Itabaianinha e Tobias Barreto, que integram a Rota de Compras. O Senac/SE foi representado na visita pelo líder do Eixo de Moda, Altair Santo. A visita contou com a participação do superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, do coordenador das Câmaras Empresariais e do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel, e da executiva comercial Leide Oliveira.

O grupo foi recebido pelo prefeito Danilo Carvalho, que relatou um pouco do que está sendo feito para consolidar Itabaianinha como rota turística, principalmente envolvendo o setor industrial e o Polo de Moda.


“Estamos investindo em infraestrutura, com melhorias de estradas, pórticos na entrada da cidade e no terminal rodoviário. Foi oportuno apresentar a Casa da Cultura, que entrará em funcionamento dentro de 90 dias, que vai fomentar a nossa história, e o prédio da Praça Tamarindo, que é o marco zero do nosso município. Temos muito ainda a fazer e o programa Vai Turismo, com toda certeza, vai nos ajudar a alinhar esse trabalho de Itabaianinha junto com Tobias Barreto como rota de compras, principalmente na oferta de capacitação de mão de obra”, ressaltou, destacando que a cidade já possui uma estrutura razoável de pousadas para o pernoite dos turistas
Após as boas-vindas do prefeito, o secretário da Indústria e Comércio do município, Jairo Floriano, explicou um pouco sobre o marco zero e a história contada sobre o nome da cidade.


“Na Praça Tamarindo, os viajantes costumavam fazer parada. Tinha uma baiana aqui muito bonita que sempre os servia e eles a ficavam admirando e diziam “ita baianinha bonita”. Daí vem o nome da cidade. Essa é a história bonita, mas na verdade a cidade recebia os tropeiros que vinham de Itabaiana e chamavam aqui de Itabaiana menor. Com o tempo passou a ser chamada de Itabaianinha”, relatou.


Da praça, o grupo foi guiado pelo secretário e a turismóloga Eline Costa, para a Casa do Licor Maria Bonita, onde conheceram um pouco da tradição da bebida, iniciada pelos pais das duas irmãs que cuidam da produção. A visita seguiu para conhecer a Cerâmica São José, a maior do Norte-Nordeste, que faz a produção de blocos e está implantando um projeto ecológico, que é o aproveitamento da casca do coco para alimentar as fornalhas.


Após o almoço no tradicional restaurante Capão da Maria, a comitiva foi conhecer de perto a produção da cerâmica morena, uma tradição indígena feita de forma artesanal e passada de geração em geração. Lá que tiver interesse, pode ainda aprender a fazer uma das peças. A visita técnica foi finalizada no Polo Moda da cidade.
“Nós elaboramos aqui em Itabaianinha quatro circuitos turísticos. Apresentamos hoje a vocês um pouco do da cerâmica, de experiências gastronômicas e de moda. Temos ainda o rural, com mirante da Pedra Branca, ver de perto a produção e degustar queijo local, andar a cavalo e outras particularidades do interior”, destacou Eline Costa.
Para Maurício Gonçalves, conhecer de perto as potencialidades e dificuldades que cada município enfrenta é importante para discutir estratégias para alavancar o turismo, partindo da base e envolvendo governo e municípios.


“O Vai Turismo tem essa função, que é de reunir todos os envolvidos e trabalhar da melhor forma para desenvolver a economia do nosso Estado. O nosso presidente Marcos Andrade abraçou a ideia de focarmos em duas rotas estratégicas, para começarmos essa consolidação. E conhecer de perto as riquezas de cada município tem sido uma grata surpresa. A ideia da CNC é exatamente essa, ouvir e planejar o desenvolvimento turístico, a partir da realidade de cada município e onde, enquanto sistema S, podemos atuar na cadeia produtiva e na qualificação de mão de obra para atender as demandas de cada local”, reforçou Maurício Gonçalves.


A próxima cidade a ser visitada será Laranjeiras, no dia 3 de fevereiro. As visitas técnicas serão encerradas dia 8 de fevereiro, em Tobias Barreto.

Senac SE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.